Voxel

Brasil está na mira da Warner, que quer lançar jogos de PS4 e Xbox One junto com os EUA e em português

Último Vídeo

Fonte: Reprodução/TecMundo Games

O Brasil definitivamente está no centro dos holofotes. No que depender da Warner, a expectativa dos brasucas pode ficar lá em cima, pois a produtora, que está numa parceria exclusiva com a Disney e faz a distribuição de jogos da EA, DICE e outras desenvolvedoras no Brasil, enxergou o cenário tupiniquim como um dos mercados emergentes mais promissores da América do Sul – e do mundo.

A Warner Summit Games 2013, evento que rolou ontem no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, mostrou somente um aperitivo do que está por vir. O BJ esteve lá e acreditem: estamos apenas na ponta do iceberg.

Lançamentos simultâneos com EUA e jogos localizados para o nosso idioma

Como já é de conhecimento universal, os aguardados Batman: Arkham Origins e Battlefield 4 chegarão 100% em português do Brasil. A Warner está investindo pesado no trabalho de dublagem e, conforme noticiamos, os consagrados atores Dan Stulbach e André Ramiro (sim, o Mathias de “Tropa de Elite”!) farão parte do elenco principal de dubladores de Battlefield 4. Convenhamos, o cabo Mathias tem tudo a ver com a atmosfera de Battlefield!

André Ramiro fez diversos papéis na TV, e sua voz estará em Battlefield 4. Fonte da imagem: Reprodução/TecMundo Games

Isso reflete a dedicação da produtora em trazer conteúdos quentíssimos que buscam estar o mais próximos possíveis do brasileiro. Cleyton Oliveira, diretor de marketing da Warner Bros. para o Brasil, disse que a ideia é que os brasileiros tenham acesso aos jogos com o selo da marca ao mesmo tempo que os americanos – o que já incluiria games do PS4 e do Xbox One. “Pelo menos cinco títulos já estão garantidos para a próxima geração. Acreditamos que esses jogos estarão disponíveis já no lançamento dos consoles por aqui ou ao menos bem perto”, afirmou o diretor.

Prova desse esforço é o investimento nos atores mencionados e no aprimoramento do que já existe. Dando continuidade ao trabalho em Fifa 13, Fifa 14, como todos sabemos, contará com as vozes dos comentaristas (e locutores, por que não) Thiago Leifert – que inclusive marcou presença na Warner Games Summit ontem – e Caio Ribeiro. Os dois são fifeiros assumidos, e a linha de diálogos e comentários estará muito mais ampla – serão mais de 13.000 falas diferentes.

Thiago Leifert marcou presença no evento. Fonte: Reprodução/TecMundo Games

Mercado brasileiro em alta

Ontem, no evento, Cleyton traçou um panorama do atual cenário, disse que o investimento em atores de peso e vozes talentosas é uma aposta da produtora no mercado brasileiro e que as pessoas hoje tomam um conhecimento muito maior da importância dos games no país.

“Os consumidores estão muito mais atualizados com os games e não os encaram mais como ‘joguinhos’. Esse mercado está em constante mira atualmente. Há destaques na TV, nos jornais, nas revistas. O gamer não é mais visto como antes”, otimizou Cleyton, um dos grandes nomes na Warner do Brasil para essa alavanca dos games simultâneos e localizados ao nosso idioma.

“O mercado de games era uma demanda reprimida que está deixando de ser”

Ainda discorrendo sobre o sólido e amadurecido cenário de games no Brasil, Cleyton disse que o mercado está passando por uma transformação e que o dinheiro movimentado nos últimos balanços anuais só comprova essa evolução.

Podem ir se acostumando: jogos em português serão comuns por aqui. Fonte da imagem: Reprodução/TecMundo Games

“Em termos de software, estimamos que haja um crescimento de cerca de 45% este ano. É bem possível que possamos fechar 2013 com um balanço de 1,1 bilhão de reais. O mercado de games era uma demanda extremamente reprimida que deixou de ser”, declarou o diretor no evento.

Mudança de ares? Com certeza. Pedras no sapato existem – e o governo é uma delas –, mas o investimento e a crença da Warner no mercado brasileiro bem que poderiam se refletir em outras publishers e desenvolvedoras – ei, Konami, Capcom, 2k...

*O BJ esteve na Warner Games Summit 2013 que ocorreu nesta terça-feira, 16/07.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.