Brasileiro idealiza livro sobre a história dos RPGs; baixe a prévia agora!

Brasileiro idealiza livro sobre a história dos RPGs; baixe a prévia agora!

Último Vídeo

Mais de 40 anos de história compilados nas páginas de um pretensioso livro. É essa a proposta do publicitário brasileiro Felipe Pepe, que quer imprimir no Role Playing Game Book (CRPG Book) nada menos que a trajetória dos jogos role-playing de computadores. O interesse de Pepe por games para PC se deu logo em sua infância. “Meu pai trabalhava com computadores, e cresci cercado por eles”, explica o jogador, segundo informa o site Kotaku.

O livro será lançado de graça em plataforma digital e deverá ter em torno de 480 páginas com cerca de 300 jogos dispostos por ordem cronológica. Artigos sobre hardwares da década de 1980, RPGs cancelados e a forma de desenvolvimento de mapas em papel, por exemplo, serão também assuntos abordados pelo CRPG Book.

“Eu vejo o livro que se fosse uma conversa com um grupo de amigos e fãs de RPGs que recomendam um jogo, contam o porquê acham o título legal e dão dicas sobre macetes e mods”, diz Pepe. Na opinião do idealizador do projeto, a publicação da obra irá fazer com que história dos jogos seja difundida, o que pode criar jogadores mais críticos e “cabeça aberta”.

Colaborações

Pepe descobriu sua paixão por jogos no momento em que teve contato com o primeiro Fallout. “É um jogo sem igual – interessantíssimo, sem filler, com milhares de possibilidades e que respeita o jogador. Até hoje o jogo e descubro ciosas novas”, comenta. E para a surpresa do brasileiro, Tim Cain (programador do primeiro Fallout) e Chris Avellone (designer de Fallout 2) estão também participando do CRPG como colaboradores com resenhas sobre Star Control 2 e Wastland 1.

Pepe, à esquerda, descobriu seu amor por jogos ainda criança enquanto jogava Fallout.

Ian Frazier, que trabalhou com Kingdoms of Amalur: Reckoning e é um dos atuais desenvolvedores do próximo Mass Effect, também enviou a Pepe suas impressões acerca de Ultima V. O modder Durante, responsável por modificações em Dark Souls, é ainda outro dos resenhistas. Também de acordo com o responsável pelo CRPG Book, mais de 80 pessoas mundo afora já fizeram contribuições. “São quase todos estrangeiros, normalmente fãs dedicados que possuem conhecimento incrível sobre jogos específicos”, diz.

A origem da ideia

Tudo começou a partir de um fórum online junto do RPG Codex. Em 2013, um guia com 75 jogos com screenshots e fãs de jogos foi criado; surgiu, assim, a “semente” que então deu origem à ideia para o livro. “Como demorei só um mês para montar o guia e coletar textos sobre 72 RPGs, pensei que iria ser rápido montar o livro... Há! Grande engano, pois fazem 10 meses que trabalho nele e ainda falta um bocado!”, exclama Pepe.

Que tal dar uma espiadinha?

O organizador e também autor do CRPG book pretende lançar a primeira versão em formato digital ainda no primeiro semestre deste ano – uma versão física e paga está sendo idealizada, vale dizer. Mas e que tal ter acesso já ao conteúdo finalizado pelos colaboradores? Clique neste link e faça o download da versão prévia da obra sem custo algum (baixe o trecho da obra em PDF e via MediaFire aqui).

As resenhas dos desenvolvedores de peso Tim Cain, Chris Avellone e Ian Fazier, bem como análises sobre jogos como Diablo II, System Shock 2, Fallout: New Vegas e Mass Effect 2 já podem ser conferidas. Mas e se você quiser saber o que é um “RPG Old-School”? Artigos sobre assuntos ligados a este popular gênero de jogatina são também parte do livro.

Projeto para edição física do livro.

Mas tome nota: esta é uma excelente oportunidade para deixar seu inglês afiado. Apesar de estar sendo organizado pelo brasileiro, o CRPG book não possui versão traduzida para o nosso idioma – Pepe faz, inclusive, um convite a interessados em ajudá-lo a adaptar todo o material. Mais detalhes acerca da obra podem ser consultados aqui. O que os 40 anos de história do tão cultuado role-playing têm a dizer?

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.