Por que filmes avisam que nenhum animal foi ferido nas gravações?

3 min de leitura
Imagem de: Por que filmes avisam que nenhum animal foi ferido nas gravações?

Certamente você já viu o recado em filmes ou novelas de que nenhum animal foi ferido ou prejudicado durante as gravações, certo? Mas você sabe quando isso começou? Pode parecer maluquice, mas nos primórdios do entretenimento cinematográfico a galera não se importava muito com o bem-estar animal.

A partir dos anos 1920, com a popularização dos filmes de faroeste e de guerra, os cineastas passaram a tentar retratar as cenas com a maior realidade possível. Para os cavalos caírem durante uma corrida ao serem atingidos por flechas e tiros cinematográficos, por exemplo, uma linha era esticada para eles tropeçarem.

A ONG American Humane, fundada em 1877 para cuidar do bem-estar animal, passou a acompanhar o que os diretores e os estúdios estavam fazendo com os bichinhos e não ficou nem um pouco satisfeita em ver que eles estavam sendo cada vez mais judiados. Alguns até chegavam a morrer por conta do uso dessa técnica – em “A Carga de Cavalaria Ligeira”, de 1936, estrelado por Errol Flynn e Olivia de Havilland, por exemplo, mais de 20 cavalos perderam a vida por conta do uso desses cabos para derrubá-los.

https://tm.ibxk.com.br/2018/08/17/cavalo-17152508721099.png?w=1040" alt="cavalo" style="vertical-align:middle;border-style:none;width:609.984px;height:auto;"A Carga de Cavalaria Ligeira" foi apenas um dos filmes que derrubou cavalos com fios amarrados

O cavalo e o penhasco

Obviamente, a American Humane protestava contra esses casos, mas o que é uma ONG animal diante dos milhões de dólares que a indústria cinematográfica lucrava? Afinal, essas mortes eram “acidentais”. Entretanto, em 1939 a ONG finalmente conseguiu criar um estatuto a ser seguido por todos os estúdios por conta da morte de um único cavalo.

O caso aconteceu durante as filmagens de “Jesse James”, com Tyrone Power e Henry Fonda: em uma determinada cena, os mocinhos se viam encurralados e precisavam pular de um penhasco com seus cavalos. O que foi feito? Jogaram o bicho lá de cima DE VERDADE! Ainda que a queda tenha sido de “apenas” 20 metros de altura, filmada em perspectiva para parecer bem maior, o cavalo conseguiu sobreviver à queda. Porém, o estresse foi tão grande que o bichinho acabou morrendo afogado.

As cenas foram incluídas na versão lançada nos cinema e acabaram gerando revolta tanto de ONGs de proteção animal quanto do público em geral. Assim, para evitar que o governo regulamentasse as produções – algo que seria muito mais severo e oneroso –, os estúdios toparam em firmar o pacto de que os animais não seriam mais prejudicados em nenhuma filmagem. Com isso, nasceu a mensagem que aparece nos créditos dos filmes e passou a vigorar desde 1940. Confira a cena de “Jesse James” que originou o movimento:

https://youtu.be/dfAzBEPDcrw

As coisas melhoraram?

Os maus-tratos, os acidentes e as mortes diminuíram consideravelmente desde então, porém, não conseguiram cessar completamente. Um vídeo divulgado em janeiro de 2017 mostra o que parecia ser uma tortura a um cão nos sets de “Quatros Vidas de Um Cachorro”, mas, segundo a ONG American Humane, ele foi editado para parecer que o animal havia sofrido – uma desculpa que não convenceu muita gente.

Pior foi em 2010, durante das filmagens de “O Hobbit”, em que 27 animais morreram, incluindo cavalos, ovelhas, galinhas e cabras. Os animais de maior porte teriam caído em buraco feitos nos sets ou nos locais em que ficavam descansando à espera de aparecer diante das câmeras.

Os produtores afirmam que não sabiam das condições precárias das fazendas em que os animais estavam e que a maioria das mortes teria sido de causas naturais – apenas 2 poderiam ter sido evitadas. Com a repercussão, foram investidos milhares de dólares na melhoria dos locais em que os bichos estavam.

https://tm.ibxk.com.br/2018/08/17/animais-17152041924098.jpg?w=1040" alt="animais" style="vertical-align:middle;border-style:none;width:609.984px;height:auto;Em "Quatro Vidas de um Cachorro", os animais usados teriam sofrido nos bastidores


A matéria "Por que os filmes avisam que nenhum animal foi ferido durante as filmages?" foi escrita por Diego Denck para o Mega Curioso, um site da empresa NZN junto com o Minha Série.[/i]

O Minha Série comemora 10 anos em 2018 trazendo novidades em conteúdos e serviços aos leitores. Queremos saber também o que você gostaria de ver em nosso site; entre em contato conosco através do email – contato@minhaserie.com.br– e mande suas sugestões.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.