Streaming de aplicativos na Google Play já é realidade; entenda o recurso

2 min de leitura
Imagem de: Streaming de aplicativos na Google Play já é realidade; entenda o recurso
Imagem: Droid Life

Em um evento que pode trazer dois novos smartphones da casa, novidades sobre o Android Nougat e um Chromecast com suporte à resolução 4K, a Google deve acabar dedicando alguns minutinhos de palco para falar sobre um recurso bem interessante que começou a aparecer de forma tímida na Google Play: o streaming de aplicativos. A funcionalidade parece ter sido implementada de forma oficial na loja mobile da empresa na última segunda-feira (3) e deve permitir que usuários testem apps pagos antes de comprá-los.

Há pelo menos um ano a Gigante das Buscas brinca com o conceito de transmissão direta de programas para o seu sistema operacional móvel, seja com o objetivo de desafogar o armazenamento dos aparelhos ou para testar a viabilidade de serviços remotos. Agora, no entanto, a companhia pode ter se focado em um período de “degustação” dos produtos – principalmente games – para popularizar a ferramenta entre os adeptos da plataforma do robozinho verde.

O botão de experimentação parece não ter chegado ao Brasil

Embora a brincadeira ainda não pareça estar disponível para os usuários brasileiros, o site Android Police afirma que a função já marca presença na página de diversos aplicativos vendidos através da Google Play. Nos produtos incluídos nessa etapa inicial de implementação do projeto, um botão adicional – com a legenda Try Now (Experimente Agora) é surge ao lado da opção de compra. Tocando nele, o app começa automaticamente a ser transferido para o seu smartphone ou tablet, oferecendo dez minutos de uso livre.

Aperitivo para a sua carteira

É possível realizar baterias de testes subsequentes depois que a primeira expirar

Toda a operação é feita em uma janela separada e bem diferente da de outros programas instalados no dispositivo. Um ícone circular sobreposto na parte esquerda do display, por exemplo, indica quanto tempo você tem para usufruir da experiência antes que você precise encerrar a sessão. Embora, possivelmente, isso seja mudado no futuro, ainda é possível realizar baterias de testes subsequentes depois que a primeira expirar – mesmo que o seu progresso não seja salvo entre essas transmissões.

Erros ainda são frequentes durante as transmissões

Muito provavelmente, essas sessões “bônus” devem estar sendo oferecidas como forma de compensar a instabilidade do serviço, já que, no momento, alguns erros acabam interrompendo o streaming antes do tempo. Será que essa é uma boa solução para atrair o pessoal mais mão de vaca, que fica reticente em gastar uma grana em jogos mais caros da Google Play, como os da Square Enix? Deixe o seu comentário mais abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.