Dona do The Wall Street Journal sofre ataque de hackers chineses

1 min de leitura
Imagem de: Dona do The Wall Street Journal sofre ataque de hackers chineses
Imagem: Newscorp

A empresa News Corporation, dona do jornal The Wall Street Journal, revelou nesta sexta-feira (4) ter sido vítima de “atividade de ataque cibernético persistente” em seus sistemas baseados em nuvem. O ataque hacker, descoberto no mês passado, foi denunciado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e uma análise preliminar feita pela empresa apurou que “o envolvimento do governo estrangeiro pode estar associado a essa atividade".

Em um e-mail enviado ao The Verge, o representante da Mandiant, consultora de segurança da Newscorp ratificou a participação de hackers de estado-nação no ataque. Segundo o vice-presidente de resposta a incidentes da empresa de cibersegurança, David Wong, os invasores “provavelmente estão envolvidos em atividades de espionagem para coletar informações para beneficiar os interesses da China”.

Que dados foram roubados no ataque?

Fonte: Tima/Pexels/Reprodução.Fonte: Tima/Pexels/Reprodução.Fonte:  Tima/Pexels 

No documento apresentado pela Newscorp à SEC, a empresa informou que o foco do ataque hacker eram e-mails e documentos dos jornalistas do The Wall Street Journal. De acordo com grupo de comunicação, os dados financeiros e de clientes foram preservados, e a atividade criminosa parece ter sido contida.

Quanto às demais publicações da Newscorp, como HarperCollins Publishers, Move, News Corp Australia, Foxtel, REA e Storyful, nenhuma delas foi afetada pelo ataque. Os funcionários do The Wall Street Journal, New York Post e Dow Jones estão recebendo orientações da Mandiant.

Ainda não foi divulgada a forma como a atividade criminosa foi conduzida, nem a quantidade de dados pessoais de funcionários afetados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.