OnePlus 8 Pro: função 'raio-X' da câmera será desativada

2 min de leitura
Imagem de: OnePlus 8 Pro: função 'raio-X' da câmera será desativada
Imagem: Ben Geskin (Twitter)
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A OnePlus vai desativar temporariamente o filtro de câmera do OnePlus 8 Pro que gera um efeito de "raio-x". Como relatado pela Abacus News, a empresa enfatizou que o filtro "Photochrom" (Fotocromo) não pode ver através de materiais espessos.

Na última semana, influenciadores de tecnologia descobriram a função "escondida". No caso, o filtro é usado em uma câmera de 5 MP que não possui filtros de IR (infravermelho). Ou seja, ela consegue enxergar a luz infravermelha por estar alinhada com este espectro.

O OnePlus 8 Pro foi anunciado em abril, mas a descoberta de que sua câmera possui este filtro foi divulgada massivamente a partir da última semana. O efeito de ver através de certos materiais depende de uma série de fatores, como iluminação e espessura do objeto.

Câmera do OnePlus 8 Pro pode ver através de objetos.Câmera do OnePlus 8 Pro pode ver através de objetos.Fonte:  Ben Geskin (Twitter)/Reprodução 

Em uma publicação no Weibo, a OnePlus confirmou que o filtro será temporariamente desativado dos smartphones dentro de uma semana. A empresa lançará uma atualização para estes usuários, mas não deixa claro qual será a medida definitiva.

A empresa também se desculpou com os usuários por "criar preocupações com a privacidade e causar problemas para os usuários do OnePlus e outros internautas". Segundo a empresa, uma nova solução será apresentada no futuro e estas mudanças serão implementadas globalmente.

Preocupações com a privacidade

A tecnologia infravermelha pode ser usada para fazer fotografias incríveis, alterando as cores de forma significativa. Ela também tem aplicação na detecção de cédulas falsas, ou para o corpo de bombeiros enxergar a fumaça em um incêndio, por exemplo.

Ver a tecnologia em um smartphone não é algo comum, tanto que a "novidade" sequer foi citada no anúncio do OnePlus 8 Pro.

Assim que as pessoas descobriram, começaram a testar com as suas próprias unidades do celular. Joysticks de videogames, controles remotos, Apple TVs e outros objetos de plástico podem parecer "transparentes" com o filtro.

Também, ainda mais preocupante, alguns usuários citaram que o recurso faz o mesmo com roupas, enquanto outros disseram que não.

Foto capturada de cenário com o modo 'Photochrom' do OnePlus 8 Pro.Foto capturada de cenário com o modo 'Photochrom' do OnePlus 8 Pro.Fonte:  OnePlus/Reprodução 

Segundo a empresa, o infravermelho do OnePlus 8 Pro tem um poder de penetração muito fraco. Ela disse, também, que no cotidiano "a maioria dos objetos – incluindo roupas ou até mesmo um pedaço de papel de seda – não ficam transparentes".

O OnePlus 8 Pro possui quatro câmeras no total: além desta, com filtro de cores, ele tem mais duas de 48 MP e uma telefoto de 8 MP. A versão com 128 GB de armazenamento do smartphone custa US$ 899, enquanto a outra, com 256 GB de armazenamento, custa US$ 999.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.