Três vacinas contra a covid-19 já estão na fase final de testes

1 min de leitura
Imagem de: Três vacinas contra a covid-19 já estão na fase final de testes
Imagem: Unsplash

Os laboratórios da Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson estão cada vez mais perto de lançar suas vacinas contra a covid-19. Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), os testes em humanos das três fórmulas terão início em julho.

Vacinas contra a covid-19

Para analisar a eficácia de cada vacina com precisão, 30 mil voluntários participarão dos testes — sendo que metade deles receberão placebo. Assim, os pesquisadores poderão distinguir com mais clareza o efeito das fórmulas.

“Há muito otimismo em nossa comunidade de que a vacina será possível”, afirmou John Mascola, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, ao WSJ. O especialista ressaltou que, apesar da urgência de lançar uma vacina contra a doença, é preciso que ela passe por todas as etapas necessárias.

a  Unsplash/Reprodução 

Normalmente, laboratórios demoram anos para desenvolver vacinas, mas essas fórmulas estão sendo pesquisadas e testadas em um ritmo acelerado. No entanto, os especialistas precisam garantir uma solução segura.

Diversos critérios e testes em uma pesquisa clínica precedem a aprovação final de um medicamento ou vacina. Em linhas gerais, a primeira etapa estuda como o organismo humano processa o medicamento.Na segunda, os pesquisadores identificam os efeitos colaterais da fórmula e depois analisam a eficácia da droga.

Por fim, testes em larga escala são realizados para comparar o medicamento ou a vacina a um placebo. No entanto, apenas uma pequena parcela das fórmulas chegam ao estágio final do processo — isso demonstra como essas três vacinas contra covid-19 são promissoras.

"Queremos usar os recursos de pesquisa do país da melhor maneira possível para otimizar nossa resposta", disse Larry Corey, especialista em vacinas do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, ao WSJ.

Legenda Corona

Leia também:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.