Voxel

Capcom na CCXP: história da franquia e trailer dublado de Street Fighter V

Último Vídeo

A Capcom marcou presença no terceiro dia de Comic Con Experience, tomando o espaço do auditório Ultra para realizar o seu painel “Street Fighter – Passado, Presente e Futuro”. Com esse nome, e por causa de um certo vídeo que vazou, já dava para imaginar o que encontraríamos na apresentação, mas isso não impediu o público de encher o local para conhecer mais a fundo a história e – com certeza – um novo capítulo da saga dos lutadores.

Fabio Santana e Dennys Michelassi, ambos da Capcom, estiveram no palco e falaram sobre a evolução da franquia, desde o primeiro e mais rústico Street Fighter até as mudanças e aperfeiçoamentos trazidos pelas versões subsequentes. Eles se revezaram falando sobre cada um dos títulos, tudo de um modo bastante descontraído e que arrancou risadas do público presente – culpa da sempre divertida conversa sobre o clássico “Street Fighter de rodoviária”.

O jogo que iniciou a série, por exemplo, tinha um um gabinete de fliperama um pouco diferente do que conhecemos, com apenas dois botões grandes – mas sensíveis à pressão. Street Fighter II elevou o conceito de lutas a um novo patamar, com mais personagens, design icônico e músicas que grudam na mente. Devido ao sucesso, a segunda edição do game ganhou múltiplas versões, cada uma trazendo mais novidades.

Tempos depois, a Capcom resolveu explorar o passado com a série Alpha e o futuro com as diferentes encarnações de Street Fighter III. Os jogos que fizeram parte de Street Fighter Alpha trouxeram novos personagens, um estilo gráfico diferente e mecânicas avançadas. SFIII, por sua vez, apostou em um elenco quase que totalmente novo, além de apresentar mecânicas ainda mais complexas para quem queria extrair o máximo dos personagens.

Um mundo 3D

Foi preciso cerca de dez anos para que a Capcom desenvolvesse um novo título da série principal de seu jogo de luta, mas, enfim, foi lançado em 2008 o moderno Street Fighter IV. A grande sacada, segundo os apresentadores do painel, foi que, apesar da introdução dos belos gráficos em 3D, toda a jogabilidade se manteve fiel ao estilo 2D. Os controles e as mecânicas de SFIV visavam ser simples o suficiente para divertir o usuário médio, mas, ao mesmo tempo podendo oferecer ferramentas estratégicas para o pessoal mais experiente.

Assim como SFII, a quarta edição da franquia fez um sucesso estrondoso e foi ganhando versões melhoradas, com mais personagens, balanceamento de habilidades e mudanças feitas a partir do feedback dos próprios jogadores – colhido através de pesquisas feitas em todo o mundo. O game também adicionou recursos para estimular ainda mais o cenário competitivo que cresceu com a série de jogos.

Para exemplificar esse aspecto, esteve presente na apresentação Eric Moreira Silva, conhecido pelo apelido de CNB ChuChu. Jogador habilidoso de Street Fighter IV, ele está entre os 16 melhores do mundo e se classificou para as finais da Capcom Cup, que ocorre em na Califórnia no dia 1 deste mês. Eric falou um pouco sobre sua rotina de treino e em como está se preparando para enfrentar uma competição acirrada, assistindo a diversos vídeos de seus oponentes.

Street Fighter V

A sessão não poderia terminar sem a presença de seu protagonista, a apresentação oficial de Street Fighter V. Tanto Fabio como Dennys lamentaram o vazamento do vídeo há alguns dias, mas ficaram bastante felizes que as pessoas apareceram em peso para prestigiar – mesmo sabendo o que esperar –, e por isso resolveram surpreender e soltar a versão do clipe de anúncio dublada em português. Na sequência, foi passado também a parte de gameplay – que o BJ já mostrou para você neste link.

As exibições no telão foram ovacionadas pelo público, e foi possível perceber a galera com um sorriso estampado no rosto depois de as luzes se acenderem novamente. Vale lembrar que a versão anterior do game, Street Fighter IV, também sofreu com um vazamento. Cerca de seis meses antes de seu lançamento, um blog brasileiro divulgou informações e algumas imagens do jogo – um material que seria usado na matéria de capa da revista EGM dali a uma semana.

Isso não evitou que SFIV se tornasse um ícone dos jogos de lutas atuais, e o caso do vídeo de SFV também deve seguir o mesmo caminho. Street Fighter V será um título exclusivo para PlayStation 4 e PCs e segue em produção, ainda sem data de lançamento. A primeira partida de demonstração do jogo está agendada para a Capcom Cup, então, fique de olho aqui no BJ para mais informações sobre o game.

Serviço

A Comic Con Experience ocorre de 4 a 7 de dezembro no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, próximo a estação Jabaquara do Metrô. Para mais informações visite o site oficial do evento, e não deixe de conferir as notícias aqui no TecMundo Games e no Minha Série.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.