Carlton de Um Maluco no Pedaço processa Epic por uso de dança em Fortnite
165
Compartilhamentos

Carlton de Um Maluco no Pedaço processa Epic por uso de dança em Fortnite

Último Vídeo

A polêmica sobre as danças de Fortnite continua e parece que não vai parar tão cedo. Recentemente, o rapper americano 2 Milly levantou a possibilidade de abrir um processo contra a Epic Games pelo uso de sua dança Milly Rock como um emote no game, faturando em cima dele. Agora, chegou a vez de Alfonso Ribeiro, o Carlton de "Um Maluco no Pedaço" mover uma ação contra a empresa pelo uso da sua conhecida dança dentro do jogo.

Ribeiro, através dos seus advogados, está movendo uma ação contra a Epic Games pelo uso indevido de sua dança, vista comumente no seriado "Um Maluco no Pedaço", como um emote em Fortnite, ganhando dinheiro em cima de sua venda. A dança, que todos conhecem como Carlton Dance, pelo nome do personagem de Ribeiro, foi introduzida em Fortnite em janeiro de 2018 na forma de um emote chamado Fresh. "Por que Fresh?", você pode perguntar. Porque o título original do seriado é The Fresh Prince of Bel-Air, deixando bem claro de onde a Epic tirou a "inspiração" para a dança.

Ribeiro, que está conseguindo registrar a dança característica do seu personagem, é só mais um artista a acusar a Epic de faturar em cima do trabalho alheio. O já citado 2 Milly também passou a contemplar mover uma ação contra a empresa após a inclusão de uma dança sua como emote no jogo, que estava rendendo dinheiro à empresa. Como você pode ver no vídeo abaixo (em inglês), existe uma leva de artistas que estão incomodados com a forma anti-ética da Epic Games simplesmente pegar danças que viralizaram, geralmente de artistas afro-americanos, e ganhar dinheiro sem dar os créditos para ninguém. 

Uma advogada disse que existe uma dificuldade em registrar passos de dança pois a justiça entende que isso acabaria eliminando a possibilidade de eles serem usados em uma coreografia completa. Um passo de dança de balé, caso fosse registrado, não poderia ser usado por outros dançarinos em um trabalho, por exemplo. No caso de 2 Milly e de Alfonso Ribeiro, é interessante acompanhar pois não são exatamente passos que são usados em outros tipos de dança, sendo reproduzidos de maneira idêntica aos movimentos originais.

A Epic Games ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas parece que isso ainda vai dar muito pano para a manga.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários