Voxel

Caso X-Surface: por que publicar rumores e qual a importância deles?

Equipe Voxel
Último Vídeo

Nesta quarta-feira (23), o próximo console da Microsoft ganhou um de seus rumores mais fortes – e falsos. Uma fonte que supostamente seria funcionário da empresa enviou um email a vários sites especializados com informações sobre o tal aparelho e viu esse conteúdo ser disseminado pela imprensa durante o dia. Horas depois, ele resolveu desmentir tudo em uma postagem que ataca os jornalistas e a publicação de rumores.

O conteúdo era formado por invenções e rumores antigos que foram juntados em um só texto. O site Pocket-Lint mordeu a isca e fez a publicação sem nem mesmo entrar em contato direto com a fonte. A ideia do sujeito era “ver o quanto era fácil fazer uma história falsa ser levada a sério”. A conclusão dele? Na indústria dos video games, isso é “surpreendentemente falso”.

Horas depois, outros sites norte-americanos também repetiram a notícia – alguns deles sem sequer duvidar da veracidade da informação. O TecMundo Games, confiando na credibilidade de alguns desses portais e sem os mesmos recursos internacionais, replicou a informação, sempre afirmando que se tratavam de dados enviados por uma fonte anônima, portanto questionável.

Mas por que publicar?

A questão dos rumores é mais complicada do que parece. Na postagem, o autor do rumor é radical demais, dizendo que não se deve confiar em sites de jogos até que as próprias empresas divulguem alguma coisa. Teoricamente, elas são mesmo a melhor fonte, mas na prática não é bem assim que funciona.

O email enviado aos sites especializados. (Fonte da imagem: Reprodução/X-Surface)O erro aconteceu: portais norte-americanos com condições de entrar em contato com a Microsoft ou tentar uma aproximação maior com a fonte anônima falharam, assim como quem acabou reproduzindo a notícia. Mas isso não significa que rumores nunca devem ser postados.

Em vários casos, essas pessoas são realmente funcionários com informações privilegiadas – e eles podem mesmo fornecer material inédito, como foi o caso do iPhone 5, que não foi uma novidade porque todos os seus detalhes foram revelados por meio de rumores. Além disso, sendo verdadeiros ou não, eles geram discussões saudáveis sobre a indústria e os produtos envolvidos.

Fonte: X-Surface

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.