Quais os melhores jogos de todos os tempos segundo a crítica?

6 min de leitura
Imagem de: Quais os melhores jogos de todos os tempos segundo a crítica?
Imagem: Voxel
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Mesmo com o passar dos anos, a pergunta "qual o melhor jogo de todos os tempos?" continua criando grandes discussões entre os jogadores. Como é bem difícil responder, por conta de envolver muita memória afetiva, recorremos ao site Metacritic para montar essa lista de forma objetiva com os melhores games já lançados.

Utilizamos o seguinte critério: Se o título foi lançado para mais de uma plataforma inicialmente, pegaremos as notas de cada uma das versões e faremos uma média aritmética. Sendo assim, GTA IV, Tony Hawk's Pro Skater 2, Halo: Combat Evolved e muitos outros com notas altíssimas ficaram de fora por conta de versões não tão boas.

5) The Legend of Zelda: Breath of the Wild - 96,5 (Wii U, Switch)

Lançado em 2017, The Legend of Zelda: Breath of the Wild é constantemente citado como um dos melhores jogos da atual geração e um dos melhores já feitos. Sua progressão não linear, seu mundo aberto gigantesco e a incrível atenção aos detalhes fizeram com que esta aventura de Link seja uma das mais memoráveis já feitas, conquistando o coração de novos jogadores e aquecendo o de veteranos. O game chegou tanto para o WiiU quanto para o Switch, e juntos venderam mais de 230 mil unidades na primeira semana e isso só no Japão. E, com isso dito, o jogo ficou com 96,5 de nota.

  Nintendo 

4) Grand Theft Auto V - 96,8 (PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC)

Grand Theft Auto V, ou GTA V, é um dos poucos games ocidentais dessa lista, mas representou muito com seus 96,8 de nota. O jogo foi o primeiro a trazer três protagonistas, tem o maior mapa de toda a franquia e viciou diversos jogadores com seu modo online que é constantemente atualizado. Seu sucesso foi tão grande que ele já foi confirmado para o PS5 e para o Xbox Series X, sendo que ele foi lançado em 2013 para PS3 e Xbox 360, e é o produto de entretenimento mais rentável já feito, acumulando dezenas de prêmios de melhor jogo do ano.

  Xbox 

3) Super Mario Odyssey - 97 (Switch)

E agora temos um monte de títulos empatados com a nota 97, o primeiro sendo um dos mais recentes do encanador bigodudo da Nintendo. Super Mario Odyssey, lançado para o Switch em 2017, trouxe uma nova mecânica de possuir inimigos com o pequeno chapéu Cappy e diversos mundos extremamente bem trabalhados, diferentes e desafiadores para todo tipo de jogador. Ele com certeza é um jogo obrigatório para os donos do Nintendo Switch, principalmente aqueles que gostam de uma aventura bem tranquila e memorável.

  Nintendo 

3) NFL 2K1 - 97 (Dreamcast)

E para a surpresa de muitos, temos um jogo de esporte na lista. E não qualquer esporte, mas sim futebol americano. NFL 2K1 não foi feito pela EA, que é dona da série Madden NFL, mas sim pela Visual Concepts, que hoje pertence à Take Two. Sobre o título, a gameplay foi muito elogiada, principalmente pelas melhorias em relação ao jogo anterior, mas o que brilhou mesmo foi o modo online, que fez os gamer defenderem seu time favorito contra rivais espalhados pelo mundo todo por centenas de horas.

3) Metroid Prime - 97 (GameCube)

Já apareceu Mario, já apareceu Link, agora é a vez de Samus. Metroid Prime, lançado para o GameCube, foi o primeiro da franquia não só a usar gráficos 3D mas também a apresentar uma perspectiva em primeira pessoa. Os visuais e o level design, junto da gameplay inovadora, criaram uma atmosfera imersiva e marcante que fez com que esse game fosse um dos melhores protagonizados pela caçadora de recompensas mais badass de todo o universo, conquistando diversos prêmios de melhor game do ano e vendendo milhões de unidades ao redor do mundo.

  Nintendo 

3) Super Mario Galaxy - 97 (Wii)

E mais uma vez o bigodudo aparece aqui. Em Super Mario Galaxy, lançado para o Nintendo Wii, devemos ajudar Mario e Luigi a salvar Peach e não deixar Bowser destruir todo o universo, já que raptar a princesa não parece mais ser o suficiente. As fases são pequenos planetas que possuem estilos, desafios e até gravidades diferentes. Os gráficos, a gameplay com poderes e a trilha sonora agregaram muito ao todo e fizeram com que esse título fosse considerado a reencarnação de Super Mario 64 para a sétima geração de consoles.

  Nintendo 

3) Super Mario Galaxy 2 - 97 (Wii)

De Super Mario Galaxy para Super Mario Galaxy 2. A continuação chegou dois anos e meio depois do original para o mesmo console e expandir tudo que seu antecessor fez bem. Dessa vez, Bowser tomou conta do universo usando as Power e Grand Stars e Mario deve recuperá-las viajando por diversas galáxias, uma mais divertida que a outra. Ah, e é claro, ele raptou a Peach, mas acho que isso nem precisa dizer. O jogo trouxe uma dificuldade mais elevada, novos mundos e poderes, ambientes dinâmicos e a habilidade de controlar o dinossaurinho Yoshi. Para muitos, ele é um dos melhores títulos de plataforma já feitos.

  Nintendo 

3) Perfect Dark - 97 (Nintendo 64)

E para fechar a parte dos games com nota 97, temos Perfect Dark, o primeiro game da franquia de mesmo nome, desenvolvido pelo conhecido estúdio Rare e lançado em 2000. Ele é um FPS que acompanha Joanna Dark, uma agente que quer acabar com uma conspiração alienígena de uma empresa rival. O game é um sucessor espiritual de GoldenEye 007, também da Rare, mas com diversas melhorias, como o motor gráfico, a inteligência artificial e os modos multiplayer. Mesmo ele não sendo tão revolucionário quanto seu antecessor, ele é extremamente refinado e um dos melhores títulos do gênero para consoles.

2) SoulCalibur - 98 (Dreamcast)

Já tivemos plataforma, RPG e até esporte. Sabe o que tá faltando? Luta. Não mais pois temos SoulCalibur, lançado em 1999 para Dreamcast. Mesmo sendo um jogo de luta 3D, como Tekken, ele se destaca por focar em combate com armas, como machados, katanas e até nunchaku. Ele foi descrito como lindo, profundo e um dos melhores de seu gênero para aquela época. O game é recorrentemente considerado um dos melhores já lançados para o Dreamcast, é o segundo da história a receber 40 de 40 da revista japonesa Famitsu e é o segundo melhor game do Metacritic com 98 de nota.

  PlayStation 

1) The Legend of Zelda: Ocarina of Time - 99 (Nintendo 64)

E sabe qual foi o primeiro título a receber 40 de 40 da Famitsu? The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Basicamente toda conversa sobre melhor game já feito vai ter alguém citando ele e o defendendo com razão. Ele é o primeiro da franquia a usar gráficos 3D e o jogador controla Link que está em uma jornada para parar o rei malvado Ganondorf. Ele deverá viajar no tempo usando sua pequena ocarina e explorar um mundo bem vasto para cumprir seu objetivo. Diversos analistas disseram que passaram dias vidrados no game e só conseguiam usar uma palavra para descrevê-lo: impecável. Ele acabou influenciando muitos jogos que vieram depois dele e se tornando um marco gigantesco na história da indústria. Sua nota foi de 99 e, pra vocês terem noção, só 4 das 22 reviews computadas deram menos que 100 de nota. Incomparável, imbatível e único são ótimas palavras para descrever Ocarina of Time.

E qual seu jogo favorito de todos os tempos? Comente aí embaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.