Google TV prepara Modo Restrito e mais funções em sua tela inicial

1 min de leitura
Imagem de: Google TV prepara Modo Restrito e mais funções em sua tela inicial
Imagem: HS You/Flickr

Um dos pontos focais do Google TV, hoje um dos principais sistemas operacionais para smart TVs do mercado, é a sua tela de apresentação que, além de exibir a programação disponível, traz acoplado um sistema de recomendações. Na sexta-feira (4), o 9to5Google anunciou que a tela inicial receberá em breve atualizações para melhorar a experiência de navegação do público infantil.

Para descobrir essas pistas sobre as futuras funcionalidades, especialistas do site promoveram um "APK Insight", na prática uma desmontagem da versão 1.0.4233 do launcher do Google TV disponível na Play Store. O APK, ou Android Application Pack, é um pacote que pode ser descompactado e instalado no sistema Android. Dessa forma, foram analisadas várias linhas de código, que podem estar próximos de serem implementados (ou não).

Fonte: Google TV/Reprodução.Fonte: Google TV/Reprodução.Fonte:  Google TV 

O que pode pintar na tela do Google TV?

A decodificação da versão mais recente do inicializador do Google TV sugere alguns recursos próximos de estrear na tela inicial. O primeiro deles – um Modo Restrito – destina-se supostamente a "restringir o conteúdo de reprodução instantânea com temas maduros". De acordo com o site, o recurso funcionaria como uma espécie de filtro de controle parental, desativado apenas mediante o uso do PIN.

Outra funcionalidade, também destinada ao público infantil, é uma alteração no Perfil Kids que permitiria a criação de uma watchlist específica para crianças. Como se sabe, as watchlists são um diferencial do Google TV, que permitem que os conteúdos favoritos possam ser salvos, tanto nas recomendações da própria smart TV como de outros dispositivos vinculados.

Finalmente, há sinais do lançamento de um recurso chamado de "freeplay", que exibiria "Canais de TV do Google", o que sugere a oferta de canais de streaming gratuito, a exemplo do que ocorreu com o conteúdo da Pluto TV (integrado no ano passado). Embora a análise das linhas de código de um APK possa se assemelhar a um exercício de quiromancia, há algumas evidências de que o Google tem em vista uma melhor experiência familiar em frente às telas grandes.

Imagem: Chromecast com Google TV
Imagem: Tecmundo Recomenda

Chromecast com Google TV

Assista a conteúdos em sua TV com qualidade HDR 4K UHD. O Chromecast com Google TV conta com uma variedade de Apps, pelo sistema Android TV integrado, e Google Assistente que recebe comandos por voz.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.