Claro confirma: 4,5G vai chegar a Brasília ainda em 2017

2 min de leitura
Imagem de: Claro confirma: 4,5G vai chegar a Brasília ainda em 2017

A Claro vai disponibilizar a tecnologia 4,5G em uma cidade brasileira de grande porte ainda em 2017. Brasília, a capital federal, terá acesso a essa rede móvel assim que as frequências forem liberadas para uso em telefonia móvel, depois do recente desligamento dos sinais de TV analógica na região.  A operadora confirmou isso durante a última edição do Mobile World Congress e ressaltou, ainda, que a nova tecnologia será ampliada gradativamente pelo país nos próximos anos.

“A tecnologia 4,5G é mais um passo de evolução rumo ao 5G, que promete revolucionar a conectividade de pessoas e coisas. Essas novas tecnologias devem transformar o mundo que conhecemos ao viabilizar conceitos como Machine Learning e Inteligência Artificial, coletando dados gerados por sensores e dispositivos conectados. Para o usuário final, será possível gerar experiências cada vez mais ricas, contextualizadas e personalizadas através do smartphone”, ressalta Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, que esteve em Barcelona.

Velocidade maior na internet do seu celular

De olho no futuro

A liberação de uso da faixa de 700 MHz para o LTE é um novo marco para a internet móvel do Brasil e a capital federal será a primeira grande cidade brasileira a sentir esses benefícios, com a evolução para 4,5G ainda neste ano e para o 5G assim que a tecnologia estiver pronta e com escala no resto do mundo, o que deve ocorrer até 2020 segundo as previsões dos fabricantes divulgadas durante o MWC 2017.

Com a agregação de várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base, é possível obter melhor eficiência espectral e otimizar os recursos da rede, além de viabilizar novos usos e aplicações

Conhecido como LTE-Advanced, o 4,5G permite a agregação de várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base (ERB), além de utilizar as mais avançadas técnicas de transmissão de dados em redes móveis. Com isso, é possível obter melhor eficiência espectral e otimizar os recursos da rede, além de viabilizar novos usos e aplicações.

Conexão mais rápida e pronta para ser usada em novas funções

Conectividade e conteúdo

Nesse novo contexto, soluções integradas de conectividade, aplicações em nuvem e conteúdo de vídeo serão cada vez mais presentes nos smartphones dos brasileiros. Com a evolução da velocidade da conexão, a experiência de uso é similar à que o cliente está acostumado a ter em sua residência pelo WiFi da banda larga fixa.

Aplicativos de online gaming e serviços de streaming de vídeo ou música serão cada vez mais populares e acessados também através da rede móvel

“O mundo novo vem programado nos softwares, roda na nuvem e trata quantidades colossais de dados em máquinas que aprendem. Isso viabiliza experiências de realidade virtual e aumentada, além da oferta de conteúdos que requerem alta capacidade de transmissão na rede”, comenta Márcio Carvalho. Aplicativos de online gaming e serviços de streaming de vídeo ou música serão cada vez mais populares e acessados também através da rede móvel, onde o cliente estiver e desejar.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.