Apps de lanterna na Google Play roubaram dados bancários de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Apps de lanterna na Google Play roubaram dados bancários de usuários

Pesquisadores da Avast, ESET e SkyLabs encontraram, novamente, o malware BankBot dentro da Google Play. O software malicioso, que já entrou e saiu algumas vezes da loja oficial da Google, tem a capacidade de espionar o usuário e até roubar dados bancários.

Dessa vez, o BankBot foi encontrado dentro de aplicativos de "lanterna" e de jogos de carta "Paciência". Segundo a pesquisa, clientes de 131 bancos no mundo foram afetados. Entre os apps maliciosos para usar a lanterna do smartphone, estão: Lam for DarkNess, Tornado Flashlight e Sea Flashlight. Já os apps de jogos de cartas são: Solitaire, Classic Solitaire, Spider Solitaire e um XDC Cleaner

bankbotBankBot

Embora qualquer usuário possa ter baixado os apps, o BankBot mirava usuários na Austrália, França, Alemanha, Portugal, Polônia, Filipinas, Holanda, Espanha, Turquia, Grécia, Rússia, República Dominicana e Singapura.

O BankBot consegue roubar dados pessoais porque espiona mensagens SMS trocadas pelo usuário e ainda tem a capacidade acompanhar o que é digitado no smartphone — ou seja, seus logins e senhas.

  • Atualmente — e novamente — os aplicativos listados foram retirados da Google Play pela empresa.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.