Ciclos de vida de consoles como os conhecemos acabou, segundo analista
339
Compartilhamentos

Ciclos de vida de consoles como os conhecemos acabou, segundo analista

Último Vídeo

Durante praticamente toda a história dos consoles, o tempo médio de uma geração de consoles é de aproximadamente seis anos, considerando apenas o lançamento atual de uma empresa até a chegada de uma nova versão. Só que isso pode ter acabado de vez com essa geração, pelo menos de acordo com um analista do NPD Group.

Segundo Mat Piscatella, analista do NPD Group, empresa que mensalmente estuda os números do mercado de videogames, ao verificar as vendas de jogos e consoles mais vendidos em outubro, nos EUA, foi possível notar uma quebra na tendência de gerações anteriores, que viam seus videogames perdendo a força perto do quinto ano de vida. "Tudo o que você precisava era das vendas do primeiro ano de um novo videogame e já conseguia prever, usando a história, como seria a curva de vendas nos próximos 5 ou 7 anos. Agora, com consoles derivados, como o PS4 Pro e o Xbox One X, e à resposta dos consumidores à promoções, essas curvas se tornaram inúteis", comentou o analista.

Ele aponta as vendas do Xbox One, que estão muito maiores entrando no seu quinto ano de existência do que no seu lançamento, assim como o PS4, que ainda estabelece recordes de vendas. Por causa disso, fica muito mais difícil fechar um período certo de uma geração, já que consoles podem ser atualizados e ainda continuam vendo um alto número de unidades comercializadas, o que pode estender um pouco a sua permanência como geração vigente.

Apesar disso, vale lembrar dos inúmeros rumores sobre a chegada de uma nova geração de videogames, com anúncios podendo acontecer em 2019, tanto para um novo PlayStation quanto para um novo Xbox. O que você acha disso? Acredita que aquele período de cinco ou seis anos entre gerações será "respeitado" ou é mais fácil as empresas ficarem mais um tempo com uma geração enquanto ela ainda está rendendo, não seguindo tanto uma tendência de avanço tecnológico? 

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários