Relâmpago de 768 quilômetros de comprimento bate recorde nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Relâmpago de 768 quilômetros de comprimento bate recorde nos EUA
Imagem: Unsplash

Nesta última segunda-feira (1º), a Organização Meteorológica Mundial (OMM), das Nações Unidas, estabeleceu dois novos recordes mundiais de relâmpagos que aconteceram nas Américas do Norte e do Sul. O maior recorde é referente a um raio de quase 800 quilômetros de comprimento nos Estados Unidos, batendo o recorde do fenômeno mais longo já registrado por cientistas.

De acordo com informações da OMM, no dia 29 de abril de 2020, o relâmpago mais longo em uma distância horizontal cobriu 768 km de áreas do Sul dos Estados Unidos —  para comparação, é quase a distância entre as cidades de Brasília e Belo Horizonte. Até então, o recorde anterior havia registrado um raio de 709 km de distância.

O raio com a maior distância se estendeu pelo sul dos Estados Unidos, entre o Texas e MississippiO raio com a maior distância se estendeu pelo sul dos Estados Unidos, entre o Texas e MississippiFonte:  OMM 

O segundo recorde é referente à maior duração em tempo para um único relâmpago e, no dia 18 de junho de 2020, registraram um raio em regiões do Uruguai e Argentina que durou 17,1 segundos. Até então, o último recorde havia registrado 16,7 segundos.

Relâmpagos longos e duradouros

“Estes são registros extraordinários de eventos únicos de relâmpagos. Os extremos ambientais são medições vivas do poder da natureza, bem como o progresso científico em poder fazer tais avaliações", disse o professor Randall Cerveny, relator de fenômenos meteorológicos e climáticos extremos da OMM.

Ambos os relâmpagos ocorreram em áreas propensas a "megarelâmpagos" e, segundo Cerveny, é muito provável que existam fenômenos mais extremos que os registrados. Até por isso, a organização alerta a população mundial sobre o perigo dos raios.

"Sempre que se ouve um trovão, é hora de chegar a um lugar seguro contra raios", disse o especialista em raios Ron Holle.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.