Vivo APEX tem leitor de digital na tela e câmera frontal escondida

1 min de leitura
Imagem de: Vivo APEX tem leitor de digital na tela e câmera frontal escondida

Já existem vários exemplos do que podemos esperar da indústria de smartphones para os próximos anos, principalmente envolvendo o aumento das telas e diminuição das bordas dos aparelhos. Durante a MWC 2018, a fabricante chinesa Vivo apresentou um protótipo que leva esse conceito ao máximo, com algumas ideias engenhosas para conseguir esse feito.

Batizado de APEX FullView, o aparelho chama a atenção por ter bordas mínimas e nenhum tipo de botão ou entalhe “estilo iPhone X” na parte frontal. O interessante é notar as diferentes formas que a empresa encontrou para substituir os itens que normalmente ocupariam esse espaço.

Um sensor de digitais.O sensor de digitais do APEX FullView fica na própria tela

O leitor de digitais fica na tela, com o espaço demarcado por um retângulo branco no qual o usuário pode colocar o dedo. A Vivo não confirma qual empresa fornece essa tecnologia, mas ela é bem semelhante à fabricada pela Synaptics e que já foi utilizada em outros aparelhos da empresa chinesa.

Mas um conceito realmente novo é a forma de esconder a câmera frontal. Ela fica dentro do telefone, atrás da tela, e só deve aparecer quando o usuário tentar tirar uma selfie. É uma solução bem diferente da apresentada por outras fabricantes e que se livra de um dos componentes que mais ocupa espaço nessa área. Veja um exemplo do funcionamento no vídeo promocional abaixo.

Outro detalhe é o fato de que ele não tem um alto-falante para ser usado durante as chamadas. Para isso, a Vivo usou uma tecnologia que vibra a tela inteira para transmitir o áudio das ligações. Há uma saída de som convencional na parte inferior para quando você estiver vendo vídeos ou usando o viva-voz.

O Vivo APEX é um apenas um conceito e a companhia disse não ter planos de transformá-lo em um smartphone para ser lançado no mercado. De qualquer forma, é uma amostra do que podemos esperar nos próximos anos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.