Voxel

Como a gravação de gameplays do PlayStation 4 poderá ser feita? [vídeo]

Último Vídeo

Um vídeo publicado nesta terça-feira (12) pelo canal da VG24/7 no YouTube faz a demonstração de uma das alternativas de gravação de gameplays no PlayStation 4. Até o momento, contudo, apenas a explicação verbal (em inglês) e a exibição de imagens estáticas foram feitas. É importante destacar que, conforme esclarece a própria VG24/7, pode ser que algum tipo de mudança de hardware no lançamento do video game alterare a forma de gravação sugerida pelo vídeo.

Os seguintes tamanhos de imagem poderão ser transmitidos via HDMI pelo PlayStation 4: 480p, 720p, 1080i, 1080p e, futuramente, a colossal resolução 4K – todos os registros serão feitos em 59,94 frames por segundo. Para que a captura de vídeos possa ser feita, o dispositivo de HDCP deverá ser naturalmente desativado.

Desative o mecanismo de HDCP

Permitir o envio de dados a uma unidade de gravação externa não parece ser um processo complicado. O comando indicado pelo tutorial postado acima é o seguinte: acesso ao menu Debug > Som e Vídeo > HDCP > Desligar. Feito isso, o mecanismo de defesa de conteúdo digital em banda larga vai estar sempre ligado. Você deverá tomar o cuidado de usar uma interface multimídia HDMI de alta definição durante suas gravações.

Fonte da imagem: Reprodução/VG24/7

Interface de captação

Se a sua intenção é upar vídeos em seu canal no YouTube, recomenda-se usar uma placa intermediária parecida com a "game capture HD". Mas atenção: as capturas serão feitas a 1080p; o registro, contudo, será gravado a apenas 30 frames por segundo – o que em ambiente online não parece ser um grande problema.

Gravações relativamente fieis à imagem emitida pelo PlayStation 4 poderão ser feitas a partir do uso da "Black Magic Intensity Shuttle", por exemplo. Em resumo, para que um gameplay possa ser capturado, você vai precisar desabilitar o mecanismo de HDCP e conseguir também uma boa interface de captação de vídeos.

É prudente aguardar o lançamento de fato o console para que todo o processo sugerido de gravação de clipes seja devidamente verificado.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.