Escada inteligente tem “minielevador” em cada degrau

1 min de leitura
Imagem de: Escada inteligente tem “minielevador” em cada degrau

Subir escadas pode ser uma tarefa bastante árdua para quem tem alguma limitação de mobilidade, mas alguns pesquisadores criaram uma maneira de transformar a dificuldade em facilidade. Um grupo composto por engenheiros mecânicos, biomédicos e cientistas da computação da Universidade Tecnológica da Georgia, nos Estados Unidos, criou uma escada capaz de “reciclar energia” e fazer de cada degrau um pequeno elevador.

Pode parecer complicado, mas, na prática, não é. Basicamente, a peça é capaz de absorver energia do impacto gerado por cada vez em que um degrau é pisado durante a descida e acumulando 26% da energia empregada neste processo. No retorno, quando alguém está subindo a escada, a energia armazenada é transformada em impulso de 37% na força empregada para realizar a ação.

Isso é possível porque cada degrau é equipado com sensores de pressão. Uma grande vantagem apontada pelos pesquisadores foi de que o equipamento é fácil de usar: durante os testes, todos os usuários conseguiram usufruir dos benefícios do equipamento sem qualquer instrução ou treinamento.

Pelo vídeo acima, fica claro que o produto ainda está em fase bastante inicial e precisa de algum desenvolvimento até se tornar viável. Mas o foco dos pesquisadores é que, no futuro, ele possa ser instalado em escadas já existentes ou em montagens permanentes para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.