Série sobre Jogo do Bicho faz sucesso no streaming! Conheça Vale o Escrito

2 min de leitura
Imagem de: Série sobre Jogo do Bicho faz sucesso no streaming! Conheça Vale o Escrito
Imagem: Globoplay

Mesmo que não o conheça tão bem, você, provavelmente, já ouviu falar no famigerado Jogo do Bicho. Bem popular no Brasil, o jogo de azar ainda é bastante praticado no país, apesar de ser considerado ilegal. E, recentemente, a atividade ganhou uma nova série documental bem interessante através do serviço de streaming Globoplay, chamada Vale o Escrito, criada por  Fellipe Awi. A obra foi lançada no início deste mês de novembro e tem chamado bastante atenção dos espectadores.

Em Vale o Escrito, conhecemos as origens do Jogo do Bicho no Brasil e seu desenvolvimento em território nacional, especialmente no Rio de Janeiro, onde o submundo do jogo de azar envolveu (e ainda envolve), por exemplo, famílias influentes, brigas internas por poder, fraudes, traições, prisões, vinganças e até assassinatos. O documentário é dividido em 7 episódios, cada qual com cerca de 60 minutos de duração.

Abaixo, saiba mais sobre Vale o Escrito e o que o projeto apresenta!

Vale o Escrito: trailer e sinopse da série do Globoplay

Além de criar o documentário, o jornalista Fellipe Awi também roteiriza e dirige a atração (ao lado de Ricardo Calil e Gian Carlo Bellotti), que tem a seguinte sinopse, segundo o Globoplay: "O jogo do bicho no Rio de Janeiro é controlado por famílias cujos chefes são também patronos de escolas de samba. Duas dessas famílias vivem sangrentas guerras de sucessão".

De forma detalhada e aprofundada, Vale o Escrito mostra como o Jogo do Bicho no Rio de Janeiro se tornou em um negócio ilegal milionário, que movimentava diversas pessoas e organizações. A prática, inclusive, foi o estopim para guerras sanguinárias e violentas entre diferentes famílias, que controlavam o Jogo do Bicho na capital carioca.

Como mostra o trailer de Vale o Escrito, o documentário não apenas apresenta a história dessas famílias e do Jogo do Bicho no Brasil, como também traz entrevistas e recortes da época em que o jogo de azar gerou as disputas criminosas. Depoimentos atuais e visões apuradas de autoridades também enriquecem o projeto, que faz uma panorama de toda a situação.

História e personagens reais

Inclusive, Vale o Escrito conseguiu algo inédito: os próprios personagens do Jogo do Bicho do Rio de Janeiro contando suas trajetórias e o que aconteceu. São vários bicheiros, seus herdeiros e suas mulheres falando sobre a dinâmica da empreitada e suas rivalidades dentro dela. Com isso, novas peças do quebra-cabeça aparecem e oferecem mais esclarecimentos sobre os assassinatos e ações criminosas que giram em torno do Jogo do Bicho.

“Sempre me impressionou que, em pleno século 21, uma atividade ilegal funcionasse ainda à luz do dia em qualquer esquina da cidade e, principalmente, mantivesse uma estrutura típica de máfia. Além da divisão de territórios, existe essa tradição quase monárquica da liderança dos negócios passada de pai para o filho mais velho", disse Awi sobre o documentário em entrevista ao site G1.

Para quem se interessou, a série já está disponível na íntegra no Globoplay.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.