Voxel
26
Compartilhamentos

Compilação: O "Dia da Mentira" invade o universo gamer [vídeos]

Último Vídeo

Fonte: Reprodução/YouTube

A data de 1º de abril possui um tipo de “licença poética”: absolutamente tudo pode acontecer nesse dia (que foi ontem, inclusive). Desde o crescimento espontâneo de macarrão em árvores até, quiçá, a descoberta de pinguins voadores em algum lugar gelado do planeta. E o que os criativos e enérgicos membros da comunidade gamer reservaram para este ano?

Em 2012, o BJ publicou uma série de informações que circularam na internet no "Dia da Mentira". Entre as falsas notícias, adaptação de Assassin's Creed para Kinect e uma versão do Google Maps para um cartucho de NES foram destaques.

Confira abaixo algumas notícias que, naturalmente bizarras, foram replicadas mundo afora no “Dia da Mentira”.

  • Nintendo Direct: Conheça o Super Wii U, maior e mais forte

Um vídeo criado por um fã da Nintendo usou a figura de Satoru Iwata, presidente da companhia japonesa de entretenimento, para apresentar um lançamento de peso (literalmente) aos gamers.

O Super Wii U, versão maior e mais poderosa do Wii U atual, é praticamente um gerador de energia autônomo: ele é capaz de alimentar, além da sua TV, quatro Wii U GamePads simultaneamente.

Ainda segundo o executivo japonês, uma atualização vai ser liberada na intenção de conectar, de alguma forma, o novo Super Wii U ao Wii U tradicional. “Mas vai ser preciso adquirir outro console? Gastar mais dinheiro?”. Perguntas como essas ficam no ar e, ao final do vídeo, a confissão: “Esta foi realmente uma má pegadinha de 1º de abril”, diz o ator na pele de Iwata-san.

  • Toshibasphere: tão real que só pode ser mentira

E se a Toshiba decidisse fazer da tão aguardada próxima geração de consoles um fenômeno que, mesmo antes de “nascer”, já estivesse ultrapassado? Pois essa é a intenção do Toshibasphere, uma esfera avermelhada com configurações simplesmente fantásticas.

  • 12 núcleos;
  • Processadores de 3.5 Ghz;
  • Sistema IR de detecção de movimento; e
  • Sem controles, sem wires...

“Você vai se sentir vivo novamente...”, é a promessa feita pela narração. “Não é apenas um jogo. É uma revolução de jogos”, arremata, em tom de revelação, a voz com certo grau de comicidade logo em seguida. Com este dispositivo, você vai transformar a sua “central de entretenimento em uma experiência familiar completa de imersão”.

Jogue títulos que simulam a negociação de contratos, seja perito em fazer carinho em cachorros e passe pelo detector de metais de um aeroporto como se o mundo todo estivesse à sua espera. São cerca de 50 jogos disponíveis além dos já citados: lave também sua própria roupa, seja um fazendeiro virtuoso e teste sua agilidade matando abelhas em território brasileiro... Por fim, o slogan: “Irreal por ser tão real”.

  • Dishonored: “Você pode jogar o game todo como uma árvore, se quiser”

Na maioria das edições especiais de jogos e filmes, é possível ativar a opção “comentários do diretor”. Não que a conversa paralela durante a apreciação do título seja chata ou pouco relevante, mas esses diálogos costumam ser, no mínimo, desinteressantes aos que buscam o entretenimento “em forma pura” (sem comentário algum).

Mas Raf Colantonio e Harvey Smith, diretores do jogo Dishonored, decidiram lançar uma “versão customizada” de comentários durante o registro dos “diários de desenvolvimento” (“developer diaries”). Frases épicas como “você pode ser uma porta durante o jogo todo se quiser” e “todo mal derrotado neste game pode voltar pior ainda no próximo” são constantemente ouvidas (em inglês).

  • Episódio três de Half-Life 2, o último da série

Foi divulgada - curiosamente da data de ontem - a notícia de que o episódio três de Half-Life 2 seria, em breve, liberado com algumas otimizações. “O último capítulo da série” criada pela Valve viria, logo, à tona. Com o motor Source Engine 3, o game disponibilizaria aos jogadores armas, veículos, e criaturas totalmente novos... Mas, claro. Tudo não passou de uma brincadeira típica de 1º de abril.

Fonte: Reprodução/Steam

  • Foto divulgada pela Sony revela design do PlayStation 4

Desta vez, um brasileiro muito serelepe foi o causador de alguns risos. Celito Filho divulgou uma foto no seu Facebook dizendo que uma imagem liberada pela Sony revelava, por fim, o visual oficial do console de nova geração.

Fonte: Reprodução/Facebook

“Ficou 2 min no ar no site da Sony e consegui tirar esse Print [sic]”, Filho escreveu. Conforme mostra a imagem acima (relativamente bem montada, digamos), a mensagem “em breve” pode ser lida.  A provocação feita pelo jovem foi suficiente para angariar comentários bem humorados como “hummm isso me parece suspeito [sic]” e “Essa estética é pra favorecer a aerodinâmica e a montagem do modo transformer [sic]”.

  • Mouse Naga recebe atualização e vira telefone

Os mouses tunados Naga são sucesso no mundo dos gamers. Certamente esse dispositivo otimiza a jogatina de qualquer pessoa... Mas e se o mesmo aparelho fosse usado também como meio de comunicação? E foi exatamente essa a ideia dos desenvolvedores do Naga: com a instalação de um simples framework, é possível agora usá-lo como telefone.

“Quando os jogadores seguram o Razer Naga pela primeira vez, as primeiras impressões são geralmente estas: ‘isso se adéqua perfeitamente à minha mão’, ou ‘ele se parece com um telefone’”, pode-se ler na página do acessório carimbada com um “Happy April Fools”. Então, inspirados pelos comentários dos jogadores, os desenvolvedores do mouse decidiram levar a sugestão a cabo, criando (pelo menos em vídeo) o tal “híbrido”.

  • Mais vídeos trolls...

O espírito brincalhão é tão forte nessa data que vídeos, acompanhado por notas geralmente curtas de publicidade, foram feitos em comemoração ao “Dia da mentira”. 

                    “Introduzindo o Gmail Azul. Agora, tudo é azul”, afirmou o Gmail ontem;

"Apple apresenta o iPlay, primeiro console da Maçã", disse a IGN.

“Minecraft 2.0, um jogo de combate em FPS”, publicou a Mojang;

“Awesomenauts: The Movie é anunciado”, via Ronimo;

“Sons totalmente remasterizados em jogos do Sonic”, pela própria SEGA;

  • Compilação: sites oficiais também trolaram neste 1º de abril

Alguns sites de grandes companhias como Gmail e Capcom não resistiram à “data internacional da trolagem” e soltaram notícias duvidosas nessa segunda-feira (1º de abril). Veja a seguir algumas notas que foram divulgadas e que quase (quase!) fritaram a mente de quem é antenado no mundo da tecnologia e dos games:

  • Via Twitter, Aaron Greenberg, diretor de gestão de produtos da Microsoft escreveu: "é um prazer anunciar que estou indo para o Japão para trabalhar para a Sony. # Sony4life ;-)";
  • Seria possível jogar as aventuras de Adam Jensen, de Deus Ex: Human Defiance em 8 bits;
  • Uma nova raça estaria plenamente disponível para jogo em Final Fantasy XIV  a Vingaa (que fica em algum lugar entre a Viera e a Bangaa);
  • “Caos Coe Gaiden: Kagari Ninpochou anunciado para PS Vita”, segundo o FK Digital;
  • “The Last Story II anunciado”, Segundo o portal Operational Rainfall;
  • “Supply Depot 2: A StarCraft Adventure anunciado para iOS”, via Blizzard;
  • “WarHounts retorna para StarCraft II”, mais uma vez nas palavras do Blizzard;
  • “Apresentando novo Super Duper Street Fighter IV”, pronunciamento da Capcom;
  • “Microsoft anuncia Xbox 720”, disse o Dispatches;
  • “14 trabalhos de arte adicionados em Catherine 2”, de acordo com o Creative Uncut;
  • “Football Manager de 1888 anunciado”, via Mirror;
  • “Página inicial do PlayStation Japão atualizada com elementos esquisitos”;
  • “Hideo Kojima fará reboot a série Silent Hill”, alegou o site Rely on Horror;
  • “Sistema Ice White Nintendo 3DS disponível para o Club Nintendo”, disse o SM128C;
  • “De volta para o futuro: Parte IV sairá em breve”, revelou a Universal Museum;
  • Game Update 2.1: Dance of the Hutts!”, um novo modo de jogo estaria disponível; e
  • “EA Games anuncia modelo físico de ‘Caixa Origin’”, replicou o Goozer Nation.

E, aliás. Você conferiu o evento realizado pelo BJ ontem, às 16h? Se não, assista ao vídeo abaixo e fique por dentro de um dos produtos mais revolucionários já lançados no mercado: um hardware totalmente impagável pode desvelar o que o futuro nos guarda...

Fontes: TwitterUniversal MuseumRely on HorrorOperational RainfallGoozer NationSM128CFK DigitalSEGAMojangRonimo e Facebook. 

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.