Como os carros semiautônomos vão te avisar para voltar ao controle?

1 min de leitura
Imagem de: Como os carros semiautônomos vão te avisar para voltar ao controle?

Apesar de a indústria já ter dado passos importantes em direção aos veículos autônomos, ainda há um longo caminho até a chegada dos automóveis com direção autônoma de nível 5 – que, basicamente, vão dispensar um motorista. Até lá, teremos que lidar com o trânsito e dirigir em determinados momentos.

Para evitar que as pessoas cometam a besteira de não estarem prestando atenção quando necessário e acabem se envolvendo em acidentes graves, a Bosch bolou uma solução para esse problema: um sistema que consegue identificar quando o veículo está em uma área de direção manual ou autônoma e alerta o motorista através do sistema de infotainment.

O sistema consegue identificar se o motorista está ou não prestando atenção na direção através do uso de uma câmera posicionada no espelho retrovisor. O funcionamento é baseado em mapas de alta definição que são carregados no sistema de navegação do veículo.

Ao se aproximar de uma zona em que será necessário que o condutor assuma o controle, a distância restante aparece no display do veículo e, quanto mais próximo, mais intensos ficam os avisos visuais e sonoros. Caso o motorista não assuma o controle quando solicitado, o carro estaciona sozinho e em segurança à margem da rodovia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.