Firefox 69 permite bloquear reprodução automática de áudio e vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Firefox 69 permite bloquear reprodução automática de áudio e vídeo

Aqueles pequenos reprodutores de vídeo presentes em alguns sites podem ser um grande inconveniente ao navegar com muitas guias abertas. O Firefox 69, ainda em testes, dá ao usuário o controle para escolher se os vídeos automáticos serão carregados ou se serão silenciados.

Os usuários do Nightly, a versão de testes do Firefox, podem selecionar permissões para sites que contêm reproduções automáticas. O novo conjunto de configurações permite silenciar e até mesmo bloquear vídeos por completo com opções que solucionam o problema de navegar em várias guias e ser surpreendido com alguma reprodução de vídeo dentro de uma delas. Além disso, se a opção "bloquear áudio e vídeo" for escolhida, o usuário também economizará dados do seu dispositivo.

Novas permissões do Autoplay (Fonte: Tech Downs/Reprodução)

A versão Firefox 67 já silencia reproduções automáticas para evitar inconvenientes; no entanto, tal alternativa não ajuda na economia de dados, visto que o conteúdo ainda é reproduzido e, dessa forma, sem alertar o usuário — o que pode gerar ainda mais consumo. As configurações do Firefox 69 Nightly, por sua vez, dão mais liberdade para decidir o que será exibido ou não, incluindo permissões específicas para cada site.

Para acessar a nova seção, assegure-se de estar utilizando a versão Mozilla 69; em seguida, vá em Opções > Privacidade e Segurança > Permissões. Em "Autoplay", escolha a opção padrão que preferir ou configure sites individualmente.

Quando uma página da web tiver conteúdo bloqueado, um ícone aparecerá próximo à barra de endereços. Se quiser reverter as permissões para esse site, clique no ícone e altere-as novamente em "Autoplay".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.