Voxel

Conferimos as novidades da atualização da dashboard do Xbox 360

Último Vídeo

Fonte: VG247Já está no ar a nova dashboard do Xbox 360. A atualização que foi ao ar no dia 6 de dezembro revigorou a interface e introduziu uma série de novidades ao console. Com as inovações apresentadas, a Microsoft deixa clara sua pretensão de transformar a plataforma em uma estação de entretenimento, uma espécie de central de diversão.

MetroUma das melhorias mais evidentes é o próprio visual da dashboard. Baseado na linguagem Metro — fortemente amparada na tipografia e conteúdo — a interface aparece de forma limpa, acessível e muito mais intuitiva. Sai a navegação vertical e entra a exploração horizontal; com direito a suporte para o Kinect.

Fonte: TechRadarAlém de tornar a utilização mais fácil, o estilo Metro também deixa o console mais próximo do modelo de interface do Zune, Windows Phone e Windows Media Center; reforçando a ideia de interconexão entre os aparelhos da Microsoft.

Dentro da dash você encontrará diferentes centrais de conteúdos (hubs): Bing, Social, Video, Games, Music, Apps e Settings, sem contar o espaço reservado para o Live TV que ainda deve entrar na lista até o final do ano.

Hubs

  • Bing

O motor de busca da Microsoft estreia dentro do Xbox 360 e pode ser utilizado diretamente para buscar novos conteúdos que serão reproduzidos no console. Basta digitar a sua busca na barra e esperar o resultado ou fazer uso do Kinect e simplesmente falar qual o termo deve ser procurado.

  • Social

Os avatares do Xbox 360 ganham destaque na guia dedicada às interações sociais. Além de conferir quem está online, você também encontra canais especiais com aplicativos do Twitter e Facebook (que foi reformulado e está melhor do que a edição anterior), além do Video Kinect.

  • Vídeo

Atualizada a cada 3 segundos, a página dedicada aos vídeos também oferece integração direta com o Zune e mercado de conteúdos digitais (video marketplace).

  • Games

Apesar de tantas novidades, o Xbox 360 ainda é um video game. Na central de jogos você confere títulos já jogados, downloads, conquistas e outras informações pertinentes.

  • Music

Seguindo a mesma dinâmica da página de vídeos, a central de música oferece suporte para o Zune e para o mercado digital (music marketplace), além de contar com outros aplicativos realcionados, como Last.fm.

  • Apps

A aba de aplicativos serve tanto como centralizador de apps como loja virtual. Aqui você encontra todos itens baixados e instalados no console, bem como outros programas que incrementarão as funcionalidades do seu Xbox 360.

  • Settings

Nessa guia você encontra as opções de configuração, conta, privacidade e afins. Vale lembrar que, como em todos os outros hubs, você pode utiliza comandos de gestos e voz via Kinect para alterar o sistema.

KinectSem sombra de dúvida um dos aspectos mais interessantes da nova dashboard é a melhoria do suporte para o Kinect. O uso do Kinect deixa a navegação ainda mais fluida e dinâmica, sem contar o aspecto futurista da interação, algo reminiscente dos computadores de “Minority Report: A Nova Lei”.

Ainda assim vale ressaltar que, mesmo com as melhorias, a navegação por meio de gestos ainda é mais lenta e imprecisa do que com o controle. No entanto, a ativação de comandos por voz é algo realmente impressionante.

Basta emitir comandos simples que o console executa a função desejada sem grandes complicações. Digamos que você está no hub de músicas e quer ouvir o último “sucesso” de Michel Teló, se interne, basta dizer: “Xbox. Michel Teló”.

O console automaticamente o encaminhará para a página do Zune dedicada ao artista. Se você não sabe exatamente o que está procurando também pode utilizar a busca do Bing, com uma simples adição ao comando de voz: “Xbox. Bing. Michel Teló”.Fonte: TechRadar

A interface ainda não é perfeita e o acessório comete alguns erros de interpretação, portanto, a pronúncia deve ser a melhor possível. Além disso, o sistema ainda não conta com tradução total, assim, comandos mais específicos como tocar (play), pausar (pause) e parar (stop) devem ser falados em inglês.

Maior, melhor e nas nuvensA dashboard trouxe várias novidades que deixam o console ainda melhor. Entre os destaques está o armazenamento de dados nas nuvens, a Live TV e outros ajustes e funcionalidades que incrementam o uso da plataforma.

  • Armazenamento nas nuvens

Fonte: BetanewsChega de ficar importando o seu perfil toda vez que quer jogar na casa do amigo. Com o armazenamento nas nuvens todos os assinantes da Xbox LIVE Gold podem salvar até 511 MB de dados nos servidores da Microsoft, sendo que você pode acessá-los de qualquer console a qualquer hora. Agora, na hora de salvar um jogo você poderá guardar as informações no HDD, em um pendrive, na memória interna ou mandar esses dados para os servidores da Microsoft.

  • Farol

Quer jogar um título específico com seus amigos, mas não tem paciência para ficar mandando convites para todos eles? Simples, com o sistema de farol você pode marcar jogos que você tem interesse de jogar online, emitindo assim um “alerta” para seus amigos que saberão desse interesse.

  • Aplicativos

São varias opções que vão desde os já conhecidos Last.fm, Hulu Plus e ESPN, passando por uma versão revigorada do Netflix, até mesmo canais de televisão que oferecerão programação exclusiva para o console. Nos Estados Unidos o destaque fica por conta da chegada do Today, Daily Motion e SYFY — e muitos outros, sendo que a HBO Go e a BBC também devem entrar para a lista.

  • Xbox Companion

A atualização do Xbox 360 veio acompanhada de um aplicativo para o Windows Phone, oXbox Companion, que viabiliza a integração total dos aparelhos. Você pode conferir atividades recentes do console no seu celular e vice versa, além de poder trocar dados entre os equipamentos.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.