Descubra o que o Instagram pensa sobre você para direcionar anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Descubra o que o Instagram pensa sobre você para direcionar anúncios

Que as rede sociais sempre estão coletando nossos dados para direcionar o anúncio de produtos e conteúdo, isso todos sabemos, certo? Mas o que exatamente a plataforma acha que é prioridade em nossas vidas e até que ponto ela está certa sobre alguns temas? Bem, isso é um segredo bem guardado (ok, às vezes nem tanto) pelas gigantes da comunicação.

Mas aqui vai uma pequena e simples demonstração disso com o Instagram, que parece ter liberado na surdina uma ferramenta que guarda as palavras-chave mais importantes para a alimentação da Linha do Tempo e das sugestões de postagens e perfis. A novidade foi descoberta pelo jornalista Eric Ginsburg:

Como dá para ver, para acessar é simples, contudo, só funciona na versão mobile do app: abra as Configurações, em seguida “Segurança” e depois “Acessar dados”.  Na última opção do menu estão “Anúncios” e “Interesses”. Basta escolher “Ver todos” para então conferir a sua lista. A minha deu o seguinte:

instagramFonte: Instagram

Ela é dominada pelos assuntos que me interesso, mas há alguns disparates, como “Christian music” e “Barber chair”, duas coisas que não tenho ideia de onde o aplicativo tenha tirado de algum gosto pessoal meu. E isso é que tem chamado a atenção da galera, que vem comentando no próprio Twitter de Ginsburg os “erros de palpite”.

Facebook por enquanto não comentou esse recurso e tudo indica que seja mais um passo rumo à transparência, pois a GDPR está aí e a companhia, como todos sabem, tem sido questionada a respeito de questões de segurança e privacidade de nossos dados.

E para você, como ficaram os resultados?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.