Confira 20 coisas que talvez você não saiba sobre Fallout 4

Confira 20 coisas que talvez você não saiba sobre Fallout 4

Último Vídeo

Não dá para negar: Fallout 4 é um grande sucesso. Mais de um mês após o lançamento do título, a galera ainda está descobrindo coisas novas explorando os Ermos — ok, algumas nem são tão novas assim, mas não deixam de ser interessantes.

O game nos proporciona centenas de opções de atividades para passar o tempo, como montar cidadezinhas, ajudar os necessitados, detonar necrófagos, caçar supermutantes, enfim... você não fica sem ter o que fazer.

Com tanta variedade assim é possível que deixemos escapar algumas coisinhas. Por isso, nós preparamos para você uma lista com algumas particularidades de Fallout 4 que talvez você não saiba. Confira:

1 – Equipar os companions

Você está achando que seu companion está muito desprotegido? Saiba que é possível equipar seus itens neles. Entretanto, para que seu companheiro carregue um lança-mísseis e o utilize, é preciso também garantir que o coitado tenha munição, pois não dá para fazer milagre.

Os NPCs também podem vestir roupas especiais e armaduras para se proteger — ou só para dar um tapa no “visu” mesmo.

Para fazer isso, fique de frente para o personagem, pressione o botão de ação, abra o menu de troca e entregue os itens para o dito cujo. Depois disso, deixe o cursor sobre o equipamento e aperte “Equipar” (triângulo no PS4/ “Y” no Xbox One).

2 – Usar o salvamento rápido no meio de uma conversa

Alguns personagens têm interações especiais que só são possíveis de serem acessadas caso o herói tenha pontos de carisma, mesmo assim há chances de isso não dar certo. Para evitar que o pior aconteça, que tal usar o salvamento rápido?

Antes de selecionar a opção desejada durante os diálogos, pause o jogo e selecione “Salvamento Rápido”. Fazer isso não vai cancelar a conversa e ao carregar novamente seu game, você estará naquele mesmo local, como se nada tivesse sido dito.

3 – Organizar os bonequinhos e as revistas

Você já reparou que no menu de construção existe um móvel especial feito só para os bonequinhos do Vault-boy e também uma estante para revistas? Essas mobílias não são só enfeites, meus caros.

Ok, na verdade, são sim. Contudo, sua moradia fica bem mais bonita com as coisas organizadas. Para colocar uma revista na prateleira, basta jogá-la no chão e pegá-la segurando o botão de ação. Dessa forma, você pode mover livremente o objeto. No caso dos bonequinhos, colocando-os direto na estante, eles se organizarão automaticamente.

4 – Cada um no seu quadrado

Nada de bagunça nos acampamentos. Para deixar as coisas mais organizadas — e também para ficar mais fácil encontrar personagens específicos —, podemos oferecer camas para cada habitante dos assentamentos.

Para fazer isso, entre no modo construção, aproxime-se da pessoa que quer designar, aperte o botão de ação, vá até a cama e pressione novamente o mesmo comando.

5 – Juntando a galera

Quem nunca perdeu tempo tentando encontrar o Preston naquela imensidão que é Sanctuary? Para facilitar as coisas, construa um sino em algum lugar da cidade (é possível fazer isso em qualquer assentamento). Ao ser tocado, o item faz com que todos os moradores do local se juntem em volta dele.

6 – Sem crise de água

Mesmo em um mundo pós-apocalíptico, dá-se um jeito de garantir água para todos. Aquelas bombas, disponíveis no início do jogo, produzem uma quantidade ínfima do líquido. O ideal é que você construa um purificador caso um lago ou rio esteja disponível na área do assentamento.

Além de aumentar bastante a quantidade de água produzida, todo o excesso é transformado em “Água Purificada” (item que regenera parte da energia) para seu personagem. Esse recurso, assim como todos os que os camponeses recolhem das plantações, fica armazenado no inventário do “Workshop”.

7 – Prender a respiração para atirar  

Saiba que é perfeitamente normal dar uma “tremidinha” enquanto usa um rifle de precisão. Isso acontece por conta dos movimentos de respiração do personagem, mas existe uma forma simples de evitar esse problema: prender o ar nos pulmões.

Quando miramos, usando qualquer arma com luneta, uma instrução aparece na parte inferior da tela revelando qual botão apertar para segurar o fôlego. Contudo, fazer isso vai consumir seus PAs (Pontos de Ação). Quer resolver essa parada sem se preocupar com isso? Upe a perk “Atirador” e pronto. Quanto mais níveis você tiver nessa habilidade, menos seu char vai tremer na hora H.

8 – “Dorgas”, manolo

Vamos dizer que você está querendo um “baguio” do bom, mas está cansado de usar aqueles narcos comuns. Então, vá até qualquer estação química, dê uma de Walter White e produza seu próprio “estimulante”. É possível até misturar os efeitos de dois itens em um só. Véi, na boa... vai lá.

9 – Master Chef Ermos

Não subestime o poder de uma boa refeição. Comer ajuda na hora de regenerar a vida, algo que salva o jogador de diversas enrascadas. Você sabia que existem vários outros efeitos nas, vamos dizer, exóticas comidas disponíveis na Comunidade?

Algumas receitas podem garantir ao herói uma força extra para carregar mais peso, resistir à radiação ou dar mais pontos de vida. Contudo, tão importante quanto essas deliciosas guloseimas é o fato de que, usando uma estação culinária, podemos produzir adesivos — elementos INDISPENSÁVEIS na hora de modificar armas e armaduras. Então, vista seu avental e mostre para a vovó que não é só ela que manja de cozinha.

10 — Tire um tempinho para bater um papo com os companions

De vez em quando, dê um tempo em suas explorações para botar o papo em dia com seus acompanhantes. Sempre pergunte o que eles acham que vocês devem fazer e também os questione sobre como se sentem em sua companhia.

Essas interações podem gerar missões extras que vão fazer sua moral com eles subir bastante. Aí, você me pergunta: “E daí?”. Bem, meu caro leitor, atingir o nível máximo de amizade com os NPCs que decidem seguir com você nas aventuras garante habilidades especiais que são uma mão na roda. Sem contar que, vez ou outra, eles dão uns presentinhos.

11 – Selecionar vários objetos no modo construção

Essa levou um bom tempo para descobrirmos. Você sabia que é possível selecionar vários objetos de uma vez só no modo construção? Pois é. Contudo, para fazer isso, é necessário que eles estejam bem próximos uns dos outros. Para fazê-lo, basta apertar e SEGURAR o botão de ação, assim todos os itens próximos vão ser selecionados.

12 – Não parece, mas existe um sistema de cobertura

Quando estamos no meio de um tiroteio com inimigos, muitas vezes, os malditos recuam e se escondem deixando exposta apenas uma pequena parte do braço. Isso é irritante, não é? Bem, sabia que você pode fazer a mesma coisa e continuar atirando?

Para fazer isso, basta ir até um canto e apontar sua arma para baixo. Dessa forma seu personagem vai se “esconder” e se tornar mais difícil de acertar. Além disso, usando esse recurso você vai receber BEM menos dano.

13 – Proteja-se de granadas como um atirador profissional

O VATS é um sistema de ataque extremamente eficiente, mas também pode funcionar como uma defesa incrível. Para se proteger de granadas e molotovs, podemos usar a “paradinha temporal” para acertar os artefatos antes que cheguem a nós.

Quer decepcionar muito os supermutantes suicidas? Use o VATS para atirar nas mininukes que eles carregam. É simplesmente hilário vê-los explodindo com a intensidade de mil sóis — ok, isso foi exagerado.

14 – O andarilho solitário

Essa também levou um bom tempo para descobrirmos. Você sabia que a perk “Andarilho Solitário” funciona se o seu companheiro for Dogmeat? Sim, jovem explorador dos Ermos, a habilidade que garante ao jogador vantagens ao andar sozinho fica ativa mesmo que o queridíssimo cãozinho esteja com você.

15 – Renomear as armas é uma boa ideia

Os menus de Fallout 4, por padrão, organizam as coisas em ordem alfabética. Sendo assim, a melhor forma de encontrar suas armas de maneira fácil é batizá-las. Afinal, é difícil esquecer aquela sua metralhadora mortífera atiradora de balas de fogo chamada “O Fofo Coelhinho Rosa”.

Para deixar as coisas ainda mais otimizadas, você também pode renomear os equipamentos com alcunha tipo “AAA” ou “ZZZ”. Assim, fica fácil de achá-las no meio daquela bagunça toda.

16 – As sombras são suas amigas

Andar quietinho é uma ótima ideia, principalmente levando em consideração que algumas habilidades aumentam bastante o dano infligido. Além disso, você sabia que no modo “Oculto” sua mira melhora muito usando o VATS? Então, na hora de acertar aquele inimigo lá do outro lado do desfiladeiro, tente ficar abaixado e usar o sistema.

17 – Estabeleça caminhos de suprimentos entre os acampamentos

Vamos dizer que você está na fortaleza dos Minutemen, entretanto todo o seu suprimento de aço, cobre, cerâmica e outras parafernalhas está em Sanctuary. E agora? É simples! Faça uma rota de suprimento entre os dois locais. Dessa forma, tudo o que for depositado no “Workshop” de um automaticamente aparecerá no modo construção de outro.

Para realizar essa façanha tão útil, selecione um camponês desocupado, procure a opção “Enviar para outra base” e pronto. Nosso amigo vai ficar cruzando toda a Comunidade para que os inventários sejam compartilhados — coitado.

18 – Chame comerciantes para os assentamentos

Ah, o comércio é a base de tudo na política da Comunidade. Sendo assim, nada melhor do que ter um comerciante especializado trabalhando em seus acampamentos. Para fazer isso, devemos cumprir dois requerimentos: ter um de cada tipo de loja e serviço no local e estabelecer rotas de suprimentos.

Se tudo estiver certinho, você será capaz de recrutar NPCs especiais que garantem itens bem interessantes. Existem oito comerciantes para trazer para a cidade: dois estão no Vault 81, um se encontra em Goodneighbour e os outros podem ser localizados em encontros aleatórios pelo mapa.

19 – Mãos leves compensam

Está sem núcleos de fusão? Bem, sabia que é possível roubá-los de inimigos que usam Power Armors? Se você se garante o suficiente na hora de bater uma carteira, tente visitar a base da Irmandade do Aço e faça a festa.

20 – Falando em núcleos de fusão...

Existem duas coisas muito importantes que você deve saber sobre esses itens. Primeiro: se você quiser ganhar uma graninha extra, seja sacana e deixe seus núcleos de fusão com pouquíssima carga e os venda. O valor de um desses cheios é igual ao de um vazio.

Segundo: Sempre que você resolver sair de sua Power Armor, retire o núcleo de fusão dela. Se você não o fizer, é possível que um inimigo entre e resolva fazer um passeio nela, aí, meu amigo, senta e chora, pois se você o derrotar será possível recuperar as peças, mas não o esqueleto da armadura.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.