Aplicativo ajuda na alocação segura de pessoas em ambientes fechados

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo ajuda na alocação segura de pessoas em ambientes fechados
Imagem: Akbarali/Wikimedia Commons

Com a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de São Paulo nesta quarta-feira (02), um dos temas que voltaram à discussão foi o desafio de manter o distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula, de forma a minimizar o risco de transmissão do coronavírus.

Abordada desde o início da pandemia, a questão mobilizou um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-Unifesp), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A parceria resultou em um sistema chamado Sala Planejada, plataforma online que simula configurações, posicionamento e disposição de mobiliário.

A princípio voltado para o planejamento de salas de aula, o aplicativo se estendeu a outros tipos de ambientes fechados, como restaurantes e consultórios. Um dos autores do projeto, o professor da Unifesp Luís Felipe Bueno, disse à Agência FAPESP que, em 2020, a montagem do aplicativo "foi feita sem o uso de ferramentas de modelos matemáticos". Mas, no ano passado, foi desenvolvida uma nova tecnologia adaptada aos protocolos de distanciamento.

Como funciona o aplicativo Sala Planejada?

Fonte: Unicef/Divulgação.(Fonte: Unicef/Divulgação.)Fonte:  Unicef 

Para usar o Sala Planejada, basta ir até o site, preencher as opções desejadas e os dados solicitados e deixar o algoritmo fazer o trabalho. Para alimentar o sistema, é necessário inserir as dimensões de largura e de comprimento da sala, o tamanho de cada carteira e o distanciamento mínimo desejado entre os alunos. É possível escolher entre máximo de alunos em sala ou número fixo de alunos com o máximo de distância entre eles.

O modelo utilizado no funcionamento do aplicativo é chamado de empacotamento de círculos em retângulos, um problema matemático que leva em conta obstáculos nos cômodos em que ocorrem as simulações, como portas, pilastras e escadas. "Matematicamente, estamos apontando como os ambientes podem se tornar mais seguros diante de protocolos preestabelecidos pelas autoridades sanitárias (...) para minimizar o contágio", concluiu Bueno.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.