YouTube Go ganha Beta com download e compartilhamento de vídeos

2 min de leitura
Imagem de: YouTube Go ganha Beta com download e compartilhamento de vídeos

Revelado pela Google no final de setembro do ano passado, o YouTube Go finalmente faz a sua estreia no mercado através de um Beta feito sob medida para o público da Índia. Desde a última terça-feira (4), os usuários de celulares Android no país podem baixar a versão de testes do aplicativo para experimentar os novos recursos oferecidos pela plataforma.

Em uma postagem no blog oficial do YouTube, a Gigante das Buscas explicou exatamente quais são as suas intenções com o novo produto, feito sob medida para os mercados emergentes. O primeiro pilar do app é a sua proximidade com o consumidor, com o programa oferecendo recomendações de canais e vídeos com base nas preferências de cada usuário.

Há o compromisso com a experiência offline

Em seguida, há o compromisso com a experiência offline, uma empreitada levada adiante graças à capacidade do software de habilitar o download prévio de clipes para enfrentar os desafios de regiões onde as conexões móveis são mais lentas ou precárias. O controle de dados também fica garantindo nesse novo produto, já que ele traz configurações e informações que deixam claro quanta banda é utilizada na hora de transmitir ou salvar itens.

Por fim, o aspecto social é bastante valorizado no YouTube Go e até complementa o restante dos recursos do sistema, uma vez que o aplicativo mobile permite compartilhar rapidamente seus vídeos armazenados no celular com amigos que estiverem nas proximidades – poupando o plano de dados de todos os envolvidos nessa troca de arquivos.

Evolução constante e... Brasil?

De acordo com a Google, a empresa vem aprendendo com o desenvolvimento do produto desde que o aplicativo foi anunciado, o que acabou levando a pequenas melhorias e ajustes antes que ele fosse apresentado ao público geral. Manter a página inicial do YouTube sempre renovada e trazendo os vídeos mais populares da região, por exemplo, foi uma ideia que só surgiu recentemente.

Outro ponto interessante é que a própria ferramenta de compartilhamento de arquivos foi retrabalhada até que se tornasse a uma experiência suave e que funcionasse bem em uma grande variedade de aparelhos e conexões. Para a Gigante das Buscas, todos esses esforços foram uma maneira de se adaptar às constantes transformações do cenário mobile indiano e conseguir atender à alta demanda pelo consumo de vídeo.

YouTube Go? Por enquanto, só na Índia

Apesar de o Beta estar reservado para o público da Índia, as semelhanças desse mercado com o atual cenário brasileiro de telefonia móvel levantam a questão se o app tem chances de chegar ao Brasil. Por enquanto, a Google não fala de expansão durante essa fase de testes, mas é de se imaginar que o país possa estar na mira do YouTube Go quando ele estiver finalizado. E aí, você gostaria de ver o aplicativo por estas bandas?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.