Internet móvel será desligada em Bali durante celebração de ano novo local

1 min de leitura
Imagem de: Internet móvel será desligada em Bali durante celebração de ano novo local
Imagem: veryrandomstreams

A internet móvel será desligada na ilha de Bali, Indonésia, durante todo o dia 17 de março, o próximo sábado. Nesse dia se comemora por lá um feriado chamado Nyepi, equivalente à nossa celebração de Ano Novo. A diferença é que, enquanto nós fazemos festa, em Bali o dia é tipo como um período de “reflexão silenciosa”. As pessoas precisam evitar trabalho, viagem e todo tipo de atividade não essencial que não se caracterize como reflexão em silêncio. Até o aeroporto internacional da ilha fica fechado nesse feriado.

O governo local solicitou a todas as operadoras que desligassem o serviço por 24 horas durante todo o sábado

Dessa maneira, entendendo que a internet móvel em smartphones seria uma forma de distração dessa tradição considerada sagrada na ilha, o governo local solicitou a todas as operadoras que desligassem o serviço por 24 horas, das 6h de sábado até as 6h de domingo.

No ano passado, o mesmo pedido foi feito, mas acabou rejeitado. “Neste ano, foi acordado que que a internet em smartphones seria cortada. Todas as operadoras concordaram”, disse Nyoman Sujaya, ministro de telecomunicações de Bali, disse ao periódico local tirto.id. “Se a internet for desligada por um dia, as pessoas não vão morrer”, brincou o ministro.

Se a internet for desligada por um dia, as pessoas não vão morrer

Esse apagão da internet vai acontecer em razão de um recurso feito por grupos religiosos e da sociedade civil em Bali em um processo judicial que envolvia a obrigação da desconexão da internet no dia do Nyepi.

As funções de ligação e envio de SMS serão mantidas funcionando durante o ferido em Bali, bem como a conectividade WiFi em hotéis, hospitais e outros pontos estratégicos da ilha. Ainda se discute a possibilidade de desligar a internet nas residências dos assinantes, mas não parece haver um veredicto a esse respeito até o momento.

Um dos mais conectados

A Indonésia, país do qual a ilha de Bali faz parte, é uma das nações mais conectados do mundo, com mais de 132 milhões de internautas (51% da população) entre mais de 255 milhões de habitantes segundo uma estimativa oficial de 2015. O Brasil, por exemplo, tem 207 milhões de habitantes segundo dados do IBGE de 2017, sendo 116 milhões internautas (56% da população) conectados regularmente à web.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.