Golpista trocava iPhones falsos por modelos reais em Apple Store

1 min de leitura
Imagem de: Golpista trocava iPhones falsos por modelos reais em Apple Store
Imagem: Wikipédia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um homem de origem chinesa que reside nos Estados Unidos foi condenado a dois anos de prisão e pagar cerca de US$ 2 milhões em multa para a Apple. Ele era um dos principais responsáveis por um esquema que trocava iPhones falsos por modelos verdadeiros.

Segundo o Departamento de Justiça, o réu é Haiteng Wu, de 32 anos, que desde 2013 alternava entre várias cidades dos EUA. Ele se declarou culpado junto da esposa, Jiahong Cai, e um cúmplice, Teang Liu. O trio foi preso em dezembro de 2019 e estava detido desde então.

O golpe

O esquema mantido pelo grupo já foi registrado algumas vezes nos EUA e é bastante elaborado, explorando a própria estrutura da Maçã. Para começar, Wu trazia um carregamento de iPhones falsos de Hong Kong e atribuía a cada um deles um número de série e um IMEI que correspondia a smartphones novos, mas ainda não ativados.

Em seguida, os criminosos iam até os Genius Bar, a assistência técnica especializada da Apple nas lojas da marca, e alegavam que os celulares estavam com um defeito coberto pela garantia.

O plano deu certo diversas vezes, com os aparelhos piratas sendo substituídos por um iPhone de verdade — que era enviado novamente para Hong Kong e comercializado por lá. Ao todo, eles conseguiram roubar cerca de US$ 1 milhão em eletrônicos.

Enquanto o líder do grupo já teve sua sentença definida, o julgamento dos demais membros do grupo está marcado em março de 2022.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.