Minecraft: ataque cibernético ao jogo derruba internet de país europeu

1 min de leitura
Imagem de: Minecraft: ataque cibernético ao jogo derruba internet de país europeu
Imagem: Mojang Studios/Divulgação

Quase um país inteirinho ficou sem internet no último sábado (22). O motivo? Minecraft. Não, é sério, não é zoeira.

O minúsculo país de Andorra, na Europa, ficou parcialmente sem acesso à rede mundial de computadores quando sua única provedora de internet sofreu um ataque cibernético. O alvo era o Team Andorra, um grupo de YouTubers que participava de uma competição do jogo da Mojang Studios.

Segundo a Andorra Telecom, seu sistema sofreu um ataque DDoS no sábado, gerando mais tráfego do que sua rede podia comportar. Isto levou à queda do sinal de internet em quase todo o país, deixando mais da metade da população sem acesso à web.



A empresa de telecomunicações disse no Twitter que o ataque era direcionado aos YouTubers, visando impedi-los de participar do evento da Twitch inspirado na série Round 6 (Squid Game), da Netflix. De acordo com a Andorra Telecom, a ação derrubou o tanto sinal de internet 4G quanto o distribuído via fibra ótica.

Sem acesso à internet, o Team Andorra não pôde acessar as "gincanas" em Minecraft e foi desqualificado do torneio, que contava com 150 participantes. Parece que alguém levou o tema do programa de TV a sério, dando um jeito de eliminar adversários da competição.

Aproximadamente 70% da população de Andorra ficou sem internet durante o ataque. O país, que faz fronteira com França e Espanha, no total tem cerca de apenas 77 mil habitantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.