Qualcomm 205: nova plataforma quer modernizar os celulares básicos

2 min de leitura
Imagem de: Qualcomm 205: nova plataforma quer modernizar os celulares básicos

Embora o mercado de tecnologia costume dar muita atenção ao mundo dos smartphones, ainda há quem prefira usar celulares considerados básicos — os chamados “feature phones”. Ciente de que ainda há demanda por esse tipo de aparelho, a Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (20) uma nova plataforma criada com a intenção de modernizá-los.

Revelado em um evento em Nova Delhi, o Qualcomm 205 é a primeira atualização que a empresa libera para esse segmento em um período de três anos. O ponto principal do hardware é trazer conectividade 4G, 3G e 2G e a capacidade de atingir velocidades de até 150 Mbps na transferência de dados.

A companhia quer atingir países em desenvolvimento com seu novo produto

A novidade também deve resultar em aparelhos mais rápidos graças a um processador dual-core de 1,1 GHz combinado a uma GPU Adreno. Voltada a mercados como a Índia e Sudeste da Ásia, a plataforma também traz o suporte a dois chips SIM como uma parte integral.

Por dentro

A Qualcomm convidou o TecMundo para conhecer a sua nova plataforma mobile em sua sede global, em San Diego, EUA, e comentou que o chip é o primeiro da nova família, aquela que não se chama mais “Snapdragon”.

Basicamente, ele foi desenvolvido para trazer o mercado dos feature phones para a era do 4G e, com isso, fazer com que as operadoras de celular possam começar a abandonar gradativamente mais redes antigas, como 2G e 3G. Assim, essas empresas conseguiriam economizar e, quem sabe, poderiam oferecer preços mais competitivos.

Vale destacar também que, quanto mais modernos forem os aparelhos conectados a uma rede móvel, mais eficiente ela será para todos os usuários, mesmo que ela continue dando suporte à mesma quantidade de dispositivos. Portanto, os benefícios que um chip como Qualcomm 205 pode trazer são bem diversificados.

A companhia ainda comentou que o componente foi desenvolvido na Índia, como parte de um programa do governo local que incentiva a produção de tecnologia no país. Por isso, a Qualcomm estaria solucionando um problema da região usando mão de obra local e especializada.

Vários feature phones com o 205 rodando Android 4.4.4 foram mostrados durante o evento fechado que a Qualcomm fez para a imprensa, mas, como eles não foram oficialmente lançados, não podemos dar detalhes ainda.

Mais conectividade

Segundo a Qualcomm, a nova plataforma vai permitir que mais pessoas e pequenos negócios tenham acesso a serviços bancários, possam usar sistemas de transmissão de voz por conexões LTE e WiFi e passem a ter acesso a serviços de streaming de música. Tudo isso combinado a um consumo energético menor, que deve prolongar ainda mais o tempo de uso oferecido para celulares básicos.

A fabricante afirma que o chipset 205 já está disponível para fabricantes interessadas em usá-lo, mas que deve demorar um pouco até que ele chegue aos consumidores. A previsão é que os primeiros dispositivos equipados com a nova tecnologia apareçam nas lojas ainda no segundo trimestre deste ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.