Voxel

Conheça algumas das curiosidades reveladas pelo GameCube [vídeo]

Último Vídeo

O Nintendo GameCube, um dos consoles mais icônicos já lançados, protagonizou o mais recente vídeo produzido pelo canal Did You Know Gaming. Lançado em 2001 como sucessor do Nintendo 64, o console em forma de cubo vendeu mais de 20 milhões de unidades. Mas por que o codinome “Dolphin” (“Golfinho”) foi adotado pelo video game?

Ou mais: teria a “Big N” sido capaz de revolucionar o segmento de joysticks ao idealizar um motion controller? Fato é que o respeitado hardware é tido como referência pela indústria dos jogos até hoje. Acompanhe a seguir alguns dos mais marcantes “segredos” revelados ao longo dos últimos 13 anos e maravilhe-se com as ousadas empreitadas criadas pela Nintendo.

1 - Codinome “Dolphin”

O GameCube é conhecido também por seu curioso apelido. Sob o codinome de “Dolphin” (“Golfinho”), o console despertou a atenção do universo gamer logo na época em que foi lançado. E a explicação sugerida para o uso do tal título é bastante simples. Acontece que o tema “Golfinho” aparece em vários jogos desenvolvidos pela Nintendo.

Em Super Mario Sunshine, vários dos desafios se passam na Isle Delfino, ilha que possui a forma de golfinho gigante. Na IP Pikmin, a nave espacial de Olimar é chamada de “Dolphin”. O código do modelo (DOL-001), ainda, faz referência ao apelido do GameCube: a sigla deriva das três letras iniciais de “Dolphin”.

2 - Controle baseado em movimento

A Nintendo, logo durante os primeiros momentos de vida do GameCube, pensou em desenvolver um motion controller. Na época, a Factor 5, desenvolvedora da série Rogue Squadron, pensou até em implementar o promissor joystick em um de seus jogos. Devido às limitações tecnológicas da década de 2000, o projeto acabou sendo cancelado.

3 - Demonstração do poder gráfico

Nos idos do século 20, os debates sobre qualidade gráfica se desdobravam sobre a compatibilidade entre softwares e hardwares. Com isso em mente, a Nintendo, antes mesmo de lançar o GameCube oficialmente, fez uma série de apresentações fechadas a desenvolvedores. Efeitos de sombra, peças formadas a partir de vários polígonos e o processo de partículas em um mesmo ambiente foram testes feitos pela “Big N” às custas do console.

Em uma das amostras, o pokémon Meowth aparece em 3D – desenhado, inclusive, a traços detalhados. Empunhando uma guitarra, o personagem protagoniza um clipe musical e deixa claro o horizonte desbravado pelo “Dolphin”. Algum tempo depois desta mostra, o jogo Pokémon Colosseum foi lançado; Meowth foi, assim, a estrela de uma prévia do game.

4 - Mario em segundo plano

Pela primeira vez, o simpático e bigodudo encanador de macacão vermelho não foi usado como herói central das propagandas de publicidade para o GameCube. Em vez de Mario, o irmão do popular personagem protagonizou um dos primeiros títulos lançados para o tal console; Luigi’s Mansion foi o jogo lançado para o “Dolphin”. 

5 - Som de abertura alternativo

Existem duas formas de se consultar a tela inicial alternativa do GameCube. Se o jogador segurar o botão “Z”, uma trilha sonora que não a original do video game poderá ser ouvida. Ao emparelhar três controles junto ao console e fazer com que todos os gamers também segurem o botão “Z”, outro som de abertura alternativo irá tocar.

6 - Textura da logo e demais jogos

A textura metálica da logo do GameCube exibida durante a tela de introdução faz referência a diversos outros jogos lançados para o respectivo sistema.

7 - O que você faria por um GameCube?

A Nintendo lançou uma promoção que colocou o apego dos jogadores aos consoles à prova. Para ganhar uma unidade do video game e demais prêmios, os aficionados pela “Big N” deviam criar “campanhas publicitárias” que respondiam a pergunta “o que você faria por um GameCube?”.

Um dos participantes se vestiu de Mario e pediu sua namorada em casamento durante um evento público. Uma garota fez um bolo em tamanho real do console e o comeu por inteiro... Mas quem levou a premiação foi um rapaz que raspou a cabeça, colou uma folha em sua testa e pintou a si mesmo de azul para ficar parecido com o personagem de Pikmin.

Mais vídeos sobre curiosidades do mundo dos jogos podem ser conferidos por meio do canal Did You Know Gaming. Clique aqui para ficar por dentro das últimas novidades do universo gamer.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.