Galaxy S22 Ultra: teste compara Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S22 Ultra: teste compara Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1
Imagem: Samsung/Qualcomm
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Há menos de uma semana do evento Galaxy Unpacked da Samsung, que deverá revelar o esperadíssimo Galaxy S22 Ultra, imagina-se que a sul-coreana deva lançar o aparelho equipado tanto com o seu Exynos 2200 quanto com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, a depender da região. Com dois SoCs  previstos para um top de linha, a questão que não quer calar é: qual deles é o mais rápido e entrega maior desempenho?

A comparação entre os dois chipsets, tanto em testes single-core quanto em multicore, foi realizada com o uso do aplicativo Geekbench 5, considerado como uma das principais ferramentas de benchmark existentes no mercado. Veja os desempenhos que apareceram antes do lançamento na plataforma:

A letra final do modelo significa que o B é para o Exynos 2200 e U, o Snapdragon 8 Gen 1. (Fonte: Geekbench 5/Reprodução.)A letra final do modelo significa que o B é para o Exynos 2200 e U, o Snapdragon 8 Gen 1. (Fonte: Geekbench 5/Reprodução.)Fonte:  Geekbench 5 

Batalha acirrada

Quem receber o seu Samsung Galaxy S22 Ultra equipado com o Exynos 2200, como deve ser o caso do Brasil, pode ficar tranquilo. Os testes que apareceram no Geekbench 5 mostraram que ele supera o seu rival norte-americano, mas em somente 1,3%, e quando avaliado o conjunto de todos os núcleos existentes do processador.

Mas a coisa muda quando se trata de testes single-core, ou seja, aqueles que destacam um núcleo de processamento por vez, focando no desempenho individual do núcleo, em vez da taxa de transferência total. Nesse aspecto, o Snapdragon 8 Gen 1 mostrou-se 4,7% mais rápido do que o Exynos 2200.

Um detalhe que não foi levado em consideração pela testagem comparativa foi o desempenho da GPU, uma avaliação que poderia desempatar a competição em favor do Exynos 2200, que chega rodando a Xclipse 920, baseada na arquitetura RDNA2 da AMD.

Vale ressaltar, também, que os testes não foram confirmados pela Samsung ou divulgados oficialmente, visto que o celular ainda nem foi lançado. Com isso em mente, a tendência é que mais detalhes apareçam na próxima semana, quando a linha Galaxy S22 será lançada.

10% off
Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra, 256GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra, 256GB

Smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra com 256GB de memória, 12GB de RAM, câmera quadrupla e tela de 6.8". Projetado com uma câmera que revoluciona a fotografia, permite gravar vídeos cinematográficos em 8K e fazer fotos extraordinárias, tudo de uma só vez. Com o processador mais rápido do Galaxy, o vidro mais forte, 5G e uma bateria que dura o dia todo, o Ultra faz jus ao seu nome facilmente.

R$ 9.499,00
Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.