Voxel

Conheça o DualShock 4, o controle do PlayStation 4

Último Vídeo

Fonte da imagem/Divulgação/Sony
Aconteceu ontem (20) o PlayStation Meeting, o evento em que a Sony anunciou o tão aguardado PlayStation 4 para o público. Uma das maiores novidades veio por conta do novo joystick apresentado pela empresa: o DualShock 4 é a evolução natural da versão anterior dos controles da Sony.

O novo DualShock segue o mesmo padrão dos modelos anteriores, trazendo os quatro botões já tradicionais do PlayStation: X, triângulo, quadrado e círculo. O direcional digital continua com o mesmo formato e os dois direcionais analógicos receberam uma nova cobertura côncava, o que deve garantir mais firmeza na hora dos movimentos.

Os botões L1 e R1 continuam existindo e os gatilhos L2 e R2 receberam uma repaginada no visual para acompanhar o novo formato do controle, que promete uma “pegada” mais ergonômica e precisa. O joystick também possui um sistema de sensor de movimentos de seis eixos embutido.

Touchpad no joystick

A maior novidade do DualShock 4 certamente é o touchpad encontrado na parte superior do dispositivo. O mecanismo utiliza a tecnologia capacitiva (com dois pontos e clicável) para a detecção dos movimentos de entrada e vai permitir aos jogadores comandos personalizados e uma maior liberdade dentro dos games.

Outra interessante novidade implementada pela Sony no controle é a barra luminosa encontrada na parte superior. Os três LEDs coloridos acendem em várias cores e podem mostrar a cor do seu personagem dentro de algum jogo; um modo fácil de identificar cada um dos jogadores que estiverem lado a lado. Essa barra luminosa também pode mudar o seu padrão de comportamento durante as partidas, representando a vitalidade do personagem, por exemplo.

Fonte da imagem: Divulgação/Sony
O DualShock 4 também virá com um alto-falante embutido e um conector para headsets, permitindo que os jogadores possam desfrutar de efeitos sonoros de alta fidelidade dos games e também bater papo com os amigos que também estão jogando online.

Transmitindo o gameplay via streaming

Os botões Start e Select foram substituídos pela tecla Options. A surpresa fica por conta do botão Share (compartilhar), que foi incorporado ao joystick. Através dele, os jogadores poderão compartilhar seus triunfos e conquistas nas redes sociais ou até mesmo transmitir o gameplay em tempo real via streaming.

Para completar, a nova PlayStation Eye é uma barra com duas câmeras incorporadas que deverá ficar próxima ao televisor. As duas câmeras possuem alta sensibilidade e podem detectar as barras luminosas de cada um dos controles ligados. Dessa maneira, ela pode identificar cada um dos jogadores e proporcionar novos modos de jogo através da detecção dos movimentos.

Fonte da imagem:/Divulgação/Sony
A nova PlayStation Eye também é inteiramente compatível com os controles de movimento PlayStation Move, oferecendo uma precisão muito maior na hora dos jogos.

O DualShock 4 vai se conectar com o console via Bluetooth e terá uma bateria recarregável, assim como o seu antecessor. A Sony não cometeu o mesmo erro quando lançou o PlayStation 3 e decidiu incorporar desde já o sistema de vibração nos seus controles.

Fonte: Sony

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.