Modo escuro do iOS 13 economiza até 30% de bateria em iPhones [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Modo escuro do iOS 13 economiza até 30% de bateria em iPhones [vídeo]
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma das grandes novidades do iOS 13 foi a introdução do modo escuro para os smartphones Apple. Testes, então, constataram que o visual retrabalhado permite duração de bateria até 30% maior, quando comparado ao uso no modo claro.

Para provar essa vantagem, a PhoneBuff, um canal conhecido por esses testes meticulosos, pôs a mão na massa para avaliar a melhora na autonomia dos iPhones. O resultado, então, surpreende: a bateria pode ter duração até 30% maior quando o smartphone está no modo escuro.

O teste feito foi uma simulação de uso padrão do smartphone, mas optando somente por aplicativos com modo escuro. Portanto, o teste automatizado é composto por uma série de rolamentos no feed do Twitter, troca de mensagens e exibição de vídeo no YouTube.

A economia se dá pela eficiência dos painéis AMOLED para a exibição de luz. No caso, telas AMOLED dispensam o uso retroiluminação, haja visto que os polímeros que compõem o display são capazes de emitir luz própria e, quando precisam emitir a cor preta, são desligados completamente.

A moda, que tem sido adotada por vários apps e agora sistemas operacionais inteiros, é um benefício inegável às baterias de smartphones com telas AMOLED. Portanto, é interessante considerar o novo visual, pelo menos em alguns momentos do dia — principalmente se o objetivo for economizar bateria.

Ademais, o canal vai em frente e ainda relata que há uma diferença mínima entre utilizar o brilho de 100 nits para 300 nits; o que imaginamos que seria o brilho escolhido em espaços fechados e espaços abertos, respectivamente. Ainda assim, optar por menor brilho resulta em menor consumo de bateria.

(Fonte: PhoneBuff/Reprodução)

Obviamente, os resultados podem variar durante o uso real do aparelho. No entanto, é interessante observar como painéis AMOLED aproveitam energia quando reproduzem imagens compostas por tons mais escuros.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.