Robô futurista RAMSEE pode ser o guarda noturno do futuro [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robô futurista RAMSEE pode ser o guarda noturno do futuro [vídeo]

Um mercado de robótica que está crescendo bastante — embora ainda não tenha uso prático — é o de robôs que atuam como vigilantes, guardas noturnos ou seguranças. Depois de promessas como o Knightscope K5 e o chinês AnBot, agora é a hora de conhecer o RAMSEE.

O novo robô é da Gamma 2 Robotics, uma empresa baseada em Boston, nos Estados Unidos. O objetivo dele é patrulhar, o que significa que não há qualquer armamento ou chance de neutralizar eventuais invasores. Nessa área de vigilância, entretanto, não há como ser mais eficiente que essa máquina.

O RAMSEE é totalmente autônomo e dotado de inteligência artificial, além de poder ser integrado com outros eletrônicos a partir de um conceito no estilo Internet das Coisas. Ele tem visão infravermelha para não perder nada, uma navegação por radar via laser e câmera de 360º. Entre os sensores, há aqueles que detectam calor, som e até gases tóxicos.

Desemprego à vista?

Colocar uma frota dessas para vigiar poupa muito dinheiro e esse é o foco das vendas da Gamma 2 Robotics. Porém, ele não deve ser usado para roubar empregos dos humanos: o RAMSEE trabalharia em condições especiais, como locais de difícil acesso ou em temperaturas pouco agradáveis. Assim, ele ajudaria a guardar uma sala de servidores, por exemplo, tradicionalmente um local frio.

Por enquanto, o RAMSEE ainda não foi empregado por nenhuma companhia, mas deve ser questão de tempo até que ele ganhe uma chance.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.