Comparativo: Xperia XZ Premium vs. Galaxy S8+ [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Comparativo: Xperia XZ Premium vs. Galaxy S8+ [vídeo]

O Xperia XZ Premium é a aposta da Sony para o mercado de smartphones top de linha em 2017, trazendo especificações de ponta e alguns recursos únicos, como a tela 4K HDR e o modo super câmera lenta. No entanto, o aparelho vai ter que bater rivais de peso se quiser garantir seu espaço entre os dispositivos de ponta que já estão disponíveis.

Esse é o caso do Galaxy S8+ da Samsung, que encanta por seu ótimo desempenho e pelo belíssimo design do Infinity Display – além de também ter uma câmera excelente. Mas qual dos dois smartphones consegue sair por cima em uma comparação direta? É o que vamos ver agora.

Design: vitória do S8+

O Galaxy S8+ pegou todos os traços bem recebidos do design do seu antecessor e os elevou a um novo nível com o conceito Infinity Display. O resultado é sem sombra de dúvidas um dos smartphones mais bonitos já lançados até hoje. Por outro lado, o formato irregular também torna o celular da Samsung um dos mais frágeis já feitos – e o fato dele ser feito em boa parte de vidro escorregadio não ajuda muito.

Já o Xperia XZ Premium segue a mesma linguagem visual que a Sony vem adotando há anos em seus aparelhos, com um formato quadradão e margens grandes acima e abaixo da tela. Por mais que isso possa ser questão de gosto pessoal, o estilo antiquado do Xperia certamente impressiona bem menos. Além disso, o celular da empresa japonesa é tão escorregadio quanto (ou talvez até mais que) o S8 Plus e também sofre danos visíveis com facilidade nas bordas. Esteticamente, a vitória é do Galaxy, mas ambos exigem bastante cuidado.

Tela: vantagem sutil para o XZ Premium

Seria difícil os dois celulares terem telas mais diferentes uma da outra. O Xperia XZ Premium vem com um display LCD Triluminos com 5 polegadas e meia, resolução 4K, tecnologia HDR e proporção de 16:9. Já o Galaxy S8 Plus tem um display Super AMOLED de 6,2 polegadas, resolução Quad HD e proporção de 18,5:9.

A Sony trouxe uma tela que ganha ligeiramente no nível de detalhes exibidos, especialmente na hora de exibir conteúdo em 4K. Por outro lado, as cores são mais ressaltadas pelo painel Super AMOLED do S8 Plus. Outra coisa que vale mencionar é que, por mais que o Galaxy tenha um tamanho de tala avantajado, a proporção diferente faz surgir tarjas laterais na maioria dos vídeos, o que só pode ser removido se você aceitar esticar as imagens.

Falando honestamente, não dá para negar que os dois aparelhos vêm com telas ótimas e proporcionam experiências muito boas na hora de consumir conteúdos com alta definição. Mesmo assim, o smartphone da Sony acaba saindo um pouco na frente aqui

Desempenho: empate total

O XZ Premium vem com o processador Snapdragon 835, o mesmo que o Galaxy S8 Plus utiliza em sua versão norte-americana. Por aqui, o celular da Samsung vem com o Exynos 8895, que tem um desempenho um pouco inferior nos testes de benchmark, mas que chega bem perto.

Na prática, os dois celulares conseguem rodar absolutamente tudo o que você quiser sem fazer o menor esforço. Mesmo os jogos mais pesados funcionam com rapidez e sem travar. Como ambos os dispositivos também têm o mesmo espaço interno e memória RAM – e podem ganhar mais armazenamento com cartões micro SD –, então o empate aqui é completo.

Interface: experiências típicas do Android

A Samsung se esforçou bastante para deixar a interface do seu Android, a TouchWiz, mais moderna e leve com a chamada Grace UX. Por esse motivo, as customizações da empresa para o Nougat incomodam bem menos do que no passado. Além disso, é muito bem-vinda a adição de gestos para reduzir o tamanho da tela e abrir a gaveta de apps, entre outras coisas.

Já a interface da Sony tem pouquíssimas alterações com relação ao sistema original da Google. A única diferença digna de nota é o fato da empresa não ter trocado o botão da gaveta de aplicativos pelo movimento de deslizar o dedo de baixo para cima. Na prática, os dois aparelhos não se distanciam muito no quesito experiência de uso do Android padrão, o que é bom para quem já está acostumado com a plataforma.

Câmeras: ambos excelentes

Falando das câmeras, temos uma disputa extremamente acirrada aqui. O Xperia XZ Premium consegue fazer fotos excelentes em todos os tipos de ambiente e condições de iluminação. Além disso, ele vem com o sistema Motion Eye da Sony, que prevê o seu clique e faz algumas fotos antes e depois de você apertar o botão.

Já a tecnologia presente na câmera traseira do S8 Plus foi reconhecida mundialmente como uma das melhores em um smartphone e também consegue produzir imagens ótimas. Um destaque do Samsung é a sua velocidade para abrir a câmera e permitir que você tire uma foto, que é extremamente rápida.

Fotos tiradas com o Xperia XZ Premium:

Fotos tiradas com o Galaxy S8+:

Nas selfies, os dois aparelhos também fazem bom trabalho em ambientes bem iluminados, mas não contam com flash frontal. O S8 Plus tem resultados um pouco melhores em selfies no escuro, mas a diferença não parece muito grande. Ambos os celulares também conseguem fazer vídeos em 4K sem esquentar, mas o super slow motion da Sony tem resultados mais impressionantes nas cenas em câmera lenta – afinal, são 960 fps no XZ Premium contra 240 fps no Samsung.

Bateria: sem chances para o XZ Premium

Se o Xperia leva vantagem na gravação de vídeos em câmera lenta, o Galaxy vira o jogo na bateria. No nosso teste de reprodução contínua de vídeo, o XZ Premium aguentou só 5 horas e 16 minutos antes de ficar sem força, enquanto o S8 Plus durou 8 horas e 20 minutos. Isso significa que usuários mais intensivos, que passam bastante tempo com a tela do celular ligada, então bem melhor servidos com o aparelho da Samsung.

Em um teste prático de um dia inteiro de uso moderado, a coisa fica mais igualada e os dois celulares conseguem aguentar bem um dia inteiro fora da tomada. Mesmo assim, a recarga completa da bateria é bem mais rápida no S8 Plus, indo de zero a 100% em uma hora e meia. O XZ Premium leva o dobro do tempo para completar a bateria.

Preço: disputa direta

Quem acompanha a Sony sabe que ela costuma lançar seus smartphones por preços um pouco maiores do que os seus concorrentes diretos. No caso do XZ Premium, a empresa surpreendeu e resolveu encarar os rivais no mesmo nível, cobrando R$ 4 mil pelo top de linha. O Galaxy S8 sai pelo mesmo valor e vem com uma tela de 5,8 polegadas, o que é menor que a do S8+, mas ainda é maior que a do Xperia. O preço oficial para levar o Samsung maior para casa é mais caro, chegando a R$ 4,4 mil.

Os dois aparelhos têm um desempenho excelente e contam com interfaces com experiências muito boas. A tela com resolução 4K e o recurso de super câmera lenta dão algumas vantagens para o XZ Premium, mas a duração da bateria é bem melhor no S8 Plus. Esse é um fator que pesa bastante a favor do Samsung, especialmente para quem quer aproveitar bastante todos os recursos oferecidos. Sem falar que ele tem um visual bem mais moderno.

-----

Mas e você, o que achou dos aparelhos? Deixe a sua opinião nos comentários aqui embaixo e, se quiser um deles, é só dar uma olhada nos links a seguir para encontrar preços bacanas.

Opções de compra

Melhores ofertas do Samsung Galaxy S8+:

Melhores ofertas do Sony Xperia XZ Premium:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.