Voxel

Conheça os recursos do PokéNav Plus em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

Último Vídeo

Com a versão demonstrativa de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire já disponível em algumas regiões do mundo, mais informações sobre o game estão surgindo conforme são exploradas mais a fundo – muito embora a demo possua apenas meia hora de conteúdo. Dessa vez, você vai conhecer um pouco mais dos recursos disponíveis a partir do gadget PokéNav Plus.

Disponível originalmente em Ruby e Sapphire, o PokéNav recebeu um upgrade significativo em suas funções, sobretudo por causa da tela adicional (os jogos originais foram lançados para Game Boy Advance) e o maior poder de processamento do portátil em relação ao seu bisavô. Até o momento, as seguintes abas de funções foram descobertas no gadget virtual: AreaNav, BuzzNav, PlayNav e DexNav.

AreaNav

O mapa exibe a região de Hoenn, indicando todas as Bases Secretas que você fez, qualquer árvore de Berries pronta para colheita, informações sobre rotas e cidades (como quais pokémons existem em cada lugar), bem como uma indicação de quais treinadores querem uma revanche contra o protagonista e onde eles se encontram.

PlayNav

As opções Pokémon Amie, Super Training e Player Search System foram retiradas diretamente de Pokémon X e Y. Com elas, você consegue, respectivamente: brincar com os seus bichinhos e alimentá-los para aumentar o seu nível de afeição (pode conceder bônus de experiência); treinar os Effort Values de um pokémon (embora não seja o método mais eficaz); interagir online com jogadores do mundo inteiro, seja batalhando ou trocando.

BuzzNav

Desde a primeira geração de Pokémon, você conta com a possibilidade de interagir com uma televisão qualquer na casa dos NPCs e “assistir” a um programa de variedades. Como função mais básica do PokéNav, ela permite fazer justamente isso, com a diferença de ser possível ver os apresentadores falando enquanto anda pelo mundo. Vários eventos relevantes podem ser divulgados por meio da opção, sendo possível liberar recursos com o Street Pass, ao passar por outros donos de 3DS que tenham o jogo.

DexNav

Este recurso é um dos mais interessantes para quem deseja completar a Pokédex ou diminuir o tempo gasto chocando ovos para conseguir o pokémon perfeito: conforme você explora o mundo, é possível encontrar alguns bichinhos com as caudas saindo para fora da grama alta. Usando o DexNav, você consegue analisá-lo para descobrir o seu nível, primeiro golpe aprendido, habilidade e potencial.

Quanto mais a função é utilizada, maior se torna o poder de busca: isso possibilita encontrar pokémons mais raros, os quais podem possuir habilidades escondidas, golpes que normalmente são aprendidos apenas ao cruzar o pokémon com outra espécie e, possivelmente, uma soma de atributos (talvez Individual Values, inclusive) mais interessante para o jogador competitivo. Além disso, depois de encontrado uma vez, é possível usar o DexNav para achar o mesmo pokémon repetidamente.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.