Voxel

Consoles da nona geração devem chegar em meados de 2019, diz chefe da EA

Último Vídeo

A sétima geração de consoles nem acabou ainda, mas é certo que ela deixou marcas significativas na vida de qualquer aficionado por games. Agora, enquanto a oitava geração está começando a engatinhar em todo o mundo procurando substituir aos poucos a era de PS3, Xbox 360 e Wii, o segundo em comando da Electronic Arts já pensa no que está por vir depois dela.

Patrick Söderlund, o renomado vice-presidente de uma das maiores third parties do mundo, acredita que a oitava geração de consoles não deve durar mais do que cinco ou seis anos. Além disso, o homem-forte da EA prevê que a nona era de games deve começar em meados de 2018 e 2019, o que significa que o ciclo das plataformas pode começar a se tornar mais curto do que imaginávamos.

Söderlund reconhece que há um ponto positivo em um ciclo bastante longo na vida dos consoles, que é o aumento considerável de qualidade nos títulos lançados nos momentos mais tardios. “Com essa longa duração, você acabou conhecendo games como The Last of Us e GTA V no final deste ciclo, o que você nunca esperava que acontecesse há alguns anos”, diz o VP da EA.

Console velho, console morto

Além disso, o executivo acredita que as desenvolvedoras não permitirão que as plataformas envelheçam demais antes de fazer a nova troca de gerações. E isso, de acordo com a expectativa dele, deve ocorrer em mais ou menos cinco ou seis anos. Em outras palavras, o “Xbox Two” e o “PlayStation 5” devem chegar antes do que pensávamos...

E isso sem contar que a modernização brutal dos servidores de internet poderá diminuir amplamente a necessidade de termos processadores poderosos em casa. “Em teoria, lá por 2050, você precisará ter em sua casa uma conexão de alto desempenho, um controle e um monitor”, diz Söderlund.

Apesar dessa premonição que pode soar como apocalíptica, vale salientar que a chegada de uma nova geração de consoles definitivamente não implica na morte da anterior. Essa nossa atual transição entre consoles é uma prova disso, que deve certamente se estender para a troca desse ciclo em que estamos entrando, para o próximo.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.