Voxel

Consultoria divulga o balanço de dezembro para consoles e games

Último Vídeo


Já estamos quase na metade de janeiro, o que significa que todos os números sobre vendas e lucros de 2010 já foram fechados. A NPD, consultoria de mercado, divulgou vários dados sobre o assunto.

Segundo os relatórios apresentados, a Microsoft tem muito a comemorar. Isso porque o Xbox 360 teve seu melhor fechamento de mês em dezembro, com mais de 1,9 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos. Apesar de não ter sido o sistema mais consumido do período – título pertencente ao Nintendo DS –, a quantidade fez com que ele fosse o único console a fechar o ano com um aumento nas vendas.

O detalhe que realmente impressiona é que todas as unidades do video game da Microsoft simplesmente sumiram das prateleiras americanas semanas antes do fim do ano. Comprovando todas as análises de especialistas, o Kinect realmente foi a grande sensação do Natal.

E a Sony?

É claro que as boas vendas da rival fariam com que a Sony se manifestasse de alguma forma. De acordo com a empresa, o PlayStation 3 foi o único console a ver um crescimento de valor nessa virada de ano.


Os motivos citados pela empresa japonesa são as inovações trazidas pelo Move e os grandes títulos exclusivos que a companhia possui. Com base nisso, já há uma preparação para que essa “valorização” do PS3 se acentue em 2011, principalmente com a chegada de blockbusters, como Uncharted 3 e Killzone 3.

Já com base nos dados da NPD, é possível perceber que a aposta da Sony em seus títulos faz muito sentido. Ela foi a única fabricante de consoles a fechar 2010 com um crescimento de 32% no número de vendas de jogos – o que pode ser considerado um empate técnico na eterna guerra entre PlayStation 3 e Xbox 360.

Falando em jogos...

A NPD também divulgou a lista com os jogos mais vendidos em dezembro nos Estados Unidos. Sem nenhuma surpresa, temos o recente capítulo de Call of Duty na primeira posição. Embora não tenha divulgado a quantidade de cópias comercializadas, sabe-se que foram consideradas as versões para as cinco plataformas lançadas (PS3, Xbox 360, PC, Wii e Nintendo DS).

Img_normal
O grande destaque está na segunda posição, comprovando que o público casual é realmente muito interessante para as desenvolvedoras. Just Dance 2, da Ubisoft, conseguiu desbancar gigantes da indústria, como World of Warcraft: Cataclysm e Assassin's Creed: Brotherhood.

Confira a lista com os 10 mais bem posicionados:

  1. Call of Duty: Black Ops
  2. Just Dance 2
  3. World of Warcraft: Cataclysm
  4. Assassin's Creed: Brotherhood
  5. Donkey Kong Country Returns
  6. Disney Epic Mickey
  7. Madden NFL 11
  8. Michael Jackson The Experience
  9. NBA 2K11
  10. Need for Speed: Hot Pursuit

Além disso, também foi apresentada a tabela com os títulos mais bem sucedidos do ano. O destaque é o reaparecimento de Just Dance 2, desta vez na sétima posição. Alguns jugos do ano passado continuaram com bons números em 2011.

  1. Call of Duty: Black Ops
  2. Madden NFL 11
  3. Halo: Reach
  4. New Super Mario Bros. Wii
  5. Red Dead Redemption
  6. Wii Fit Plus
  7. Just Dance 2
  8. Call Of Duty: Modern Warfare 2
  9. Assassin's Creed: Brotherhood
  10. NBA 2K11
Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.