Controle de Daigo Umehara gera polêmica em campeonato de Street Fighter 5

Controle de Daigo Umehara gera polêmica em campeonato de Street Fighter 5

Último Vídeo

Daigo Umehara é um dos nomes mais lendários do cenário da FGC, protagonizando o que talvez seja o momento mais conhecido de uma competição de jogos de luta. Provavelmente por isso, quando Daigo revelou que usaria um controle HitBox nos próximos eventos de Street Fighter 5, todo mundo resolveu levantar a questão de que ele poderia ter uma vantagem nas competições, fazendo com que a Capcom se pronunciasse sobre o assunto.

Há algum tempo, Daigo Umehara começou a testar um controle do estilo HitBox criado por Yusuke "Gafro" Hoshino, outro jogar japonês que encontrou sucesso com um design de controle criado pro ele mesmo e que, eventualmente, começou a vender para outras pessoas. Até aí tudo bem, mas o que exatamente são esses controles HitBox?

Esses controles substituem os conhecidos sticks dos arcades por botões. Nada absurdo, mas a disposição e funcionamento desses botões permitem que comandos sejam feitos de maneira mais simples, ainda que pareça um pouco complicado para dominá-los inicialmente.

Além disso, o controle usado por Daigo ainda traz a vantagem de aceitar dois comandos de direção opostos, o que permitia, por exemplo, ele lançar um Sonic Boom com o Guile sem soltar do direcional para trás, carregando um novo golpe logo que ele era desferido, algo que daria uma vantagem ao jogador.

Apesar de esse tipo de controle ter sido eventualmente aceito pela comunidade de jogos de luta, ainda que algumas ressalvas, o fato de Daigo ter dito que usaria levantou novamente a discussão se eles não seriam quase como uma trapaça em competições oficiais.

Em um comunicado oficial da Capcom, Rick Thiher, diretor do evento Combo Breaker, evento o qual Daigo havia comentado que usaria o controle, decidiu banir o HitBox criado por Gafro, afirmando que continuará analisando o caso desse tipo de periférico e, dependendo do desenrolar da situação, seguirá as regras dos organizadores locais quando o regulamento da Capcom Pro Tour não for o suficiente para resolver o problema.

Em resumo, Daigo não poderá usar o controle com o qual estava treinando até agora. O que você acha sobre isso? Acredita que esse tipo de joystick é um tipo de trapaça ou apenas uma maneira diferente de jogar? Dê a sua opinião nos comentários abaixo.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários