Microsoft vê queda considerável na receita do setor de dispositivos móveis

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft vê queda considerável na receita do setor de dispositivos móveis

A Microsoft realmente não parece estar indo muito bem no mercado de dispositivos móveis. Os resultados financeiros para o quarto trimestre fiscal deixam isso bem claro, mostrando como a empresa praticamente está "derrotada" nesse segmento dominado por Android e iOS.

De acordo com o relatório, o setor de dispositivos móveis da Microsoft viu sua receita cair em US$ 782 milhões, um queda de 35%. Os smartphones podem ser consideramos os maiores responsáveis para isso, já que tiveram vendas praticamente insignificantes nos últimos anos. Considerando apenas essa parcela de mercado – os telefones –, a companhia via uma redução na receita de US$ 870 milhões, o que representa uma queda de 71%.

No mercado de games a Microsoft também não parece estar muito bem. Embora a Live registre 49 milhões de jogadores mensais, as vendas de Xbox caíram 33%.

Salvo pelo Surface?

O que ajuda a amenizar a situação para a Microsoft – que está longe de ser solucionada – é o resultado positivo com a chegada dos tablets híbridos Surface Pro 4 e Surface Book. Esses dispositivos, entretanto, chegaram apenas para tapar o buraco causado pela queda nas vendas de seus respectivos antecessores, o Surface Pro 3 e o Surface 3.

Diante disso, é seguro dizer que a Microsoft em breve deve descontinuar as linhas que já possuem modelos mais novos, dando mais atenção para os produtos que dão maior retorno financeiro. É isso que também pode acontecer com os smartphones Lumia, que devem ser substituídos pela linha Surface que será apresentada em breve. O foco desses dispositivos será o mercado corporativo, visto que dificilmente a empresa conseguirá reverter o quadro diante dos concorrentes para o mercado consumidor final.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.