Voxel

Controle do Xbox One terá 40 melhorias diferentes; vídeo mostra detalhes

Último Vídeo

A anatomia do controle do Xbox 360 sempre foi um destaque à parte, principalmente para shooters. As opiniões são divididas, mas muitos colocam o joystick à frente do DualShock em termos de conforto e de posicionamento dos analógicos e dos gatilhos. Seguindo o fluxo positivo dessa correnteza, o controle do Xbox One trará cerca de 40 melhorias diferentes em comparação com o do Xbox 360.

É o que podemos conferir no vídeo acima, em que Larry Hyrb, o Major Nelson da LIVE, explica, ao lado de Zulfi Alam, gerente geral de design do console, os detalhes de criação do novíssimo controle que o Xbox One trará.

O novo joystick terá motores avançados da função vibratória e trará o “haptic” feedback, isto é, vibração referente ao sentido do tato.

Há um conector mini USB na parte de trás do controle, em cima, que dá a possibilidade de jogar com fio ou sem fio. Quando o jogador estiver jogando com o controle cabeado, todos os dados entre o console e o controle viajam através dessa porta.

A largura de banda do controle sem fio será 20 vezes – vinte – mais rápida que a velocidade do controle anterior. A latência também foi reduzida para milissegundos no intervalo entre apertar um botão e ver aquele comando sendo executado na tela.

O d-pad, uma das maiores reclamações do controle do Xbox 360, também foi aprimorado. Aqui, os botões estão separados no formato clássico em cruz, não aquela "bola" em que tudo ficava aglomerado. Os jogos de plataforma poderão ser curtidos com maestria no Xbox One. Os analógicos também receberam sutis melhorias no design: eles estão mais finos e côncavos.

Outro upgrade interessante é a inclusão de LEDs infravermelhos, os quais permitirão que o sistema saiba quem está segurando o controle (com a ajuda do Kinect, é claro). Dependendo de quem estiver segurando, o Xbox One automaticamente mudará para o perfil desse jogador.

Curtiu as mudanças? A previsão é que o Xbox One esteja nas prateleiras até o final de novembro.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.