7 alternativas grátis ao Photoshop

5 min de leitura
Imagem de: 7 alternativas grátis ao Photoshop
Imagem: Fstoppers
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O programa de edição de imagem Photoshop é um dos mais usados no mundo, e também o mais completo, sem sombra de dúvidas. Desde profissionais da área, como ilustradores, fotógrafos e designers, até pessoas comuns que só querem melhorar aquela foto tirada na viagem, o software atende aos mais diferentes públicos. Naturalmente, não existe Photoshop grátis, sendo que sua assinatura mensal custa R$ 43 no site oficial da Adobe.

Mas para quem não precisa de todas as ferramentas e funcionalidades oferecidas pelo programa, ou não quer pagar para apagar alguém da foto, existem algumas opções gratuitas no mercado. É claro que existem limitações, já que a maioria aceita somente alguns tipos de arquivo e oferece somente as ferramentas mais comuns e mais simples do universo da edição de imagem, mas podem ajudar na hora do retoque.

Confira as opções:

GIMP

Gimp é uma das opções gratuitas para edição de imagemGimp é uma das opções gratuitas para edição de imagemFonte:  Wikipedia 

Diversos sites especializados são unânimes ao afirmar que GIMP é a uma das melhores alternativas gratuitas ao Adobe Photoshop. É um programa robusto de código aberto mantido por voluntários e funciona com macOS 10.9 Mavericks, Linux e Windows.

Há várias ferramentas semelhantes ao Photoshop disponíveis em sua plataforma, além de plugins, scripts pré-instalados e ferramentas de animação. GIMP ainda não suporta o modo CMYK, usado como formato para impressão, o que restringe o programa para a trabalhos digitais somente, que utilizam modo RGB. Por ser gratuito também não inclui a tabela Pantone.

Paint.NET

A evolução do MS Paint é uma boa opção para edição de imagemA evolução do MS Paint é uma boa opção para edição de imagemFonte:  Digital Trends 

O nome e a semelhança na interface não são meras coincidências. O Paint.NET é uma evolução MS Paint que muitos conheceram com as primeiras versões do Windows. O programa é gratuito para uso em desktops (somente Windows), é leve e rápido, o que vai atender bem a maioria dos usuários que procura por uma versão do Photoshop grátis, uma interface intuitiva e simples. Oferece uso de várias camadas, mesclagens e o básico da edição de imagens e ilustrações. Apesar de não oferecer suporte a arquivos PSD, pode realizar a tarefa com a instalação de plug-ins

PIXRL

Pixrl oferece duas versões online para escolhaPixrl oferece duas versões online para escolhaFonte:  App4smart 

De propriedade dos desenvolvedores do software Autodesk, Pixlr têm duas versões gratuitas disponíveis online: Pixrl X (express) e Pixlr E (avançada). Ambas contém anúncios e podem ganhar um upgrade com planos mensais de 4 15 dólares respectivamente. Por ser uma opção baseada em navegador, funciona em todos os sistemas operacionais, mas precisa de acesso à internet.

A versão X é a mais simples, indicada para usuários que estão começando ou querem apenas ferramentas simples e básicas, como corte de imagem e aplicação de alguns filtros. A versão E oferece 23 ferramentas de edição, indicada para quem precisa de mais funcionalidades.

O programa reconhece os principais formatos de arquivos gráficos, como JPEG, GIF e PNG, e visualização de PSD (dependendo do tamanho do arquivo).

Krita

Não tão conhecido, mas com bastante potencial, Krita tem bom desempenhoNão tão conhecido, mas com bastante potencial, Krita tem bom desempenhoFonte:  Krita 

Um opção para quem quer explorar a criatividade e o lado artístico das imagens. Krita é um aplicativo de código aberto que tem crescido bastante nos últimos anos. Está disponível para Mac, Windows e Linux.

Oferece gerenciamento avançado de camadas, suporta a maioria dos arquivos PSD e uma imensidão de opções de pincéis. Poderia ser ainda melhor se oferecesse histórico das ações e um pouco mais de rapidez no processamento.

Sumopaint

Sumopaint oferece diversas ferramentas de edição
Sumopaint oferece diversas ferramentas de edição

Outra boa indicação gratuita no quesito design e funcionalidade é o Sumopaint. Essa ferramenta de edição de fotos é executada na maioria dos navegadores baseados em Flash, apesar de existir também um Chrome Web App disponível para Chromebooks. Também é baseado na nuvem, o que significa que você não será preciso baixar ou instalar nada no seu computador.

Suas vantagens são o uso de camadas, as ferramentas de edição e os tipos de pincel e varinha. Com ele é possível abrir arquivos com extensões como GIF, JPEG e PNG, bem como o formato SUMO nativo. No entanto, não suporta arquivos PSD.

Photopea

Photopea aceita a maioria dos formatos de arquivo
Photopea aceita a maioria dos formatos de arquivo

O Photopea Online Photo Editor é uma alternativa baseada na Web para edição de imagem. Seu maior objetivo é agilizar tarefas e realizar edições com simplicidade e rapidez, sem ter que baixar programas ou instalar nada. É compatível com todas as plataformas e vem com suporte nativo para os formatos PSD, XCF, Sketch, XD e CDR. É possível exportar o trabalho em arquivo PSD, JPG, PNG ou SVG. Por ser gratuito, os anúncios farão parte da sua edição online.

Photoscape

Photoscape é uma boa opção para quem precisa editar rapidamente
Photoscape é uma boa opção para quem precisa editar rapidamente

É um software simples e dinâmico, que ocupa pouco espaço do disco rígido. Traz uma interface limpa e intuitiva e traz uma boa variedade de recursos para aprimorar imagens. Tem bom desempenho e roda bem até em computadores mais antigos. No Photoscape é possível até criar apresentações de slides e até GIFs animados. O aplicativo inclui todos os melhores recursos de edição de imagem e fotografia para atender às demandas de diferentes tipos de usuários.

E o Photoshop?

Adobe Photoshop é a opção mais completa e robusta do mercadoAdobe Photoshop é a opção mais completa e robusta do mercadoFonte:  Photopro 

Para quem quiser investir na versão original do editor de imagens e utilizar o software completo, o ideal é comprar o Photoshop por meio de um dos planos mensais oferecidos. Desde uso individual, até estudantes e empresas podem escolher um pacote que se adapte no uso e no bolso. Se existir alguma dúvida, a Adobe oferece um período gratuito de teste de sete dias.

Onde comprar o Photoshop

Como falamos, não há Photoshop grátis. No Plano Fotografia, por exemplo, por R$ 43 mensais, é possível usar todas as ferramentas do software em qualquer lugar — desktop, tablet, celular ou notebook. Os arquivos são salvos na nuvem, que oferece 20 GB de espaço e podem ser acessados de qualquer uma dessas plataformas. O pacote inclui outros programas: Adobe Photoshop Lightroom, Lightroom Classic, Adobe Spark e Adobe Portfolio.

Imagem: Adobe Creative Cloud, Pacote de Fotografia
Imagem: Tecmundo Recomenda

Adobe Creative Cloud, Pacote de Fotografia

Pacote para edição de imagens e fotografia. Inclui o Lightroom, o Lightroom Classic, o Photoshop e 20 GB de armazenamento na nuvem.

Depois de assinar o plano escolhido e inserir os dados de pagamento, no site da Adobe, o software pode ser baixado e utilizado como a criatividade mandar.

Sumopaint oferece diversas ferramentas de edição
Sumopaint oferece diversas ferramentas de edição

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.