Criador de Cyberpunk diz que tudo é político, incluindo o novo game

Criador de Cyberpunk diz que tudo é político, incluindo o novo game

Último Vídeo

Responsável pela criação do RPG Cyberpunk e um colaborador ativo no desenvolvimento de Cyberpunk 2077, Mike Pondsmith não tem problema algum em revelar seus posicionamentos políticos. Em uma entrevista concedida à VGC, ele afirmou que "tudo é político" e que o universo que ele criou é um conto que tenta avisar sobre os perigos da união entre tecnologia, poder e responsabilidade.

Cyberpunk 2077

"Eu digo às pessoas que Cyberpunk é um aviso, mas não do tipo 'hey, tudo vai ser ótimo'. Temos tecnologias agora que são impressionantes, coisas que eu pensava que estariam bem longe do alcance antes de 2020", afirmou Pondsmith. Ele questiona como isso funcionará e a maneira como essas tecnologias determinarão o funcionamento do mundo.

"Eu digo às pessoas que Cyberpunk é um aviso, mas não do tipo 'hey, tudo vai ser ótimo'"

"Como vamos garantir que as pessoas usem essas tecnologias de forma responsável? Realmente queremos que corporações estruturem como nossas vidas funcionam? Agora mesmo temos corporações que nos seguem em todo lugar. É importante para nós pensarmos para onde estamos indo com isso".

Tudo é político

Segundo Pondsmith, Cyberpunk é um gênero intrinsicamente político, mas não no sentido de "esquerda" e "direita", como pensamos sobre o assunto. "Tudo é político. Seres humanos são políticos. Primeiro temos comida, depois temos prostituição, depois política. E podemos ter a política antes da prostituição, mas não tenho certeza. Basicamente é tudo político, mas uma grande parte do que Cyberpunk fala é sobre a disparidade de poder e como a tecnologia muda isso".

Cyberpunk 2077

"A tecnologia criou elevadores. O YouTube é um elevador de diversas formas, porque eu não preciso mais ir até uma rede para fazer um programa de TV. Flash foi um elevador; e eu não precisava mais ir a algum lugar e ter uma licença de brinquedos para fazer uma animação", explicou Pondsmith. "Subitamente eu posso fazer essas coisas radicais, interessantes e pesadamente políticas porque minha tecnologia é minha facilitadora".

"Tudo é político. Seres humanos são políticos"

O criador explica que Cyberpunk 2077 será sobre o conflito entre as pessoas que querem ganhar o poder das corporações e aquelas que tiveram um gosto de liberdade e não querem deixar isso acabar. "Então agora mesmo a Talsorian [empresa que produz os RPGs da série] está fazendo Império Contra-Ataca, enquanto 2077 é essencialmente o Retorno de Jedi ou até além disso".

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.
Voltar para notícia
Carregando...
Comentários
Carregando...
Este comentário foi apagado. Desfazer
+1
-1
Este comentário foi apagado. Desfazer
Responder Excluir Editar
+1
-1
Ver mais comentários Ver mais comentários