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Criador de DayZ explica como as comunidades ajudaram a promover o game

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Em entrevista ao portal Gamasutra, Dean Hall, o criador de DayZ, explicou de que forma as comunidades antenadas em jogos ajudaram na promoção do game de sobrevivência derivado de um modo de ArmA II. O executivo tratou de um conceito conhecido como “publicidade espontânea” – fenômeno que se vale das iniciativas de divulgação tomadas pelos próprios consumidores.

“Lembro-me de quando lançamos o jogo pela primeira vez. O núcleo mais forte [de divulgação] era, na realidade, o 4chan, e você pode pensar que essa comunidade foi responsável por promover DayZ mundo afora”, diz o diretor em tom provocador.

Em seguida, Hall menciona a explosão do jogo em meio a outras comunidades online. “Então DayZ se espalhou por diferentes fóruns, com o Reddit sendo uma das últimas redes em que o game apareceu. Desde então, o Reddit se tornou uma grande parte da comunidade de DayZ”, explicou Hall.

Jogadores: a chave de DayZ

A popularização de DayZ provocou um tipo de efeito colateral sobre o setor de games: jogadores começaram a angariar seus próprios fãs, revelando, assim, uma faceta até então pouco explorada por parte das desenvolvedoras. “Acredito que o YouTube e que comunidades de streaming são a chave de DayZ, uma vez que representam uma nova área dos jogos para mim: a ideia de que gamers podem realmente se tornar ‘famosos’ com seus jogos, desenvolvendo seu próprio grupo de seguidores”, comentou o criador do título.

Vale lembrar que a versão Alpha de DayZ vendeu mais de 870 mil cópias em menos de um mês – conforme publicado por aqui. O jogo finalizado deverá ser lançado ainda neste ano – clique aqui e confira nossa jogatina neste standalone.

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