Criador de Gears of War diz que shooters devem focar mais em movimentação
39
Compartilhamentos

Criador de Gears of War diz que shooters devem focar mais em movimentação

Último Vídeo

O criador da série de jogos Gears of War, Cliff Bleszinski, é conhecido por sempre falar abertamente as suas opiniões em relação aos outros jogos. Em reportagem do site VentureBeat, Bleszinski disse quais são os projetos em que está trabalhando atualmente (desde que se desligou da série de jogos ele abriu um novo estúdio, o Boss Key) e fez algumas comparações de Gears of War com jogos mais atuais.

Primeiramente, ele relembrou os primeiros estágios de desenvolvimento de Gears of War, que apesar de ser considerado um jogo importante não começou como ele planejou. De acordo com Bleszinski, o processo de desenvolvimento do game teve um foco muito grande no aspecto de jogabilidade, porém os desenvolvedores se importavam igualmente com o quão cinematográfico conseguiriam transformar o jogo. Entre 2006 e 2007, os estúdios queriam deixar os seus jogos mais parecidos com filmes – resultado de inveja de Hollywood, diz Bleszinski.

Shooters mais dinâmicos

Ele também comentou que os jogadores hoje preferem explorar mais o mundo criado pelos desenvolvedores do que somente se esconder em coberturas, atirar, derrotar os inimigos e seguir em frente (como é o padrão de shooters). Esse senso maior de movimento e liberdade deve ser o foco nos jogos mais atuais, de acordo com ele. Ao mencionar que Halo e Gears of Wars possuem quase por completo planos horizontais, ele comparou os dois novos games shoothers do momento: Destiny e Titanfall.

“Pelo que eu percebi de Destiny e Titanfall, eles só arranharam a superfície do que pode ser feito com o foco em movimento. Destiny tem um pouco de combate no estilo ground-pound [que envolve agilidade no chão]. Você vê aqueles pulos duplos e o wall-running (correr em paredes) de Titanfall e existe muito mais que você pode fazer com isso”, comentou Bleszinski, referindo-se às movimentações existentes dos personagens nos respectivos jogos.

Ele aproveitou para mencionar que seu novo jogo, Blue Streak (e que será free-to-play), fará uso de outros mecanismos de movimento a fim de deixar os shooters mais dinâmicos em termos de agilidade do personagem.

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.