Linux: 'Microsoft estava do lado errado da história', diz presidente

1 min de leitura
Imagem de: Linux: 'Microsoft estava do lado errado da história', diz presidente
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/constru%C3%A7%C3%A3o-col%C3%B4nia-fachada-1011876/

O presidente da Microsoft, Brad Smith, declarou em entrevista que a companhia “estava do lado errado da história quando o software de código livre explodiu no início do século". Ele disse que essa é sua opinião pessoal, mas a declaração é validada pelos atuais esforços da empresa com relação ao software livre em geral.

“O Linux é um câncer”

Em 2001, o ex-CEO da companhia, Steve Ballmer, disse que o “Linux é um câncer que se associa, em termos de propriedade intelectual, a tudo o que toca”.

Mais recentemente, até o próprio Smith, que já está na Microsoft há 25 anos, esteve envolvido em diversas batalhas legais em torno do software de código aberto. Ele era um dos advogados seniores da empresa.

Mudança de posicionamento

Fonte: Microsoft Cloud Blogs/ReproduçãoFonte: Microsoft Cloud Blogs/ReproduçãoFonte:  Microsoft Cloud Blogs 

Agora, Smith disse que, felizmente, se você viver o suficiente, vai aprender que mudar de ideia é necessário. O executivo passou a enxergar o software de código aberto como uma plataforma parceira, e não como concorrente.

Nos últimos anos, a Microsoft tem refletido essa filosofia como nunca antes, em toda a sua história. A empresa adquiriu plataformas importantes baseadas em software livre, como o GitHub e o Xamarin.

Ferramentas como o PowerShell, o Visual Studio Code e o mecanismo JavaScript original do Microsoft Edge são todos de código aberto. Além disso, ainda temos o Subsistema Windows para Linux, bastante integrado ao Windows 10.

O próprio navegador da companhia foi relançado oficialmente neste início de ano, totalmente baseado no Chromium, um dos projetos de software de código aberto mais bem-sucedidos do mundo. Neste link, você pode conferir uma avaliação do novo Microsoft Edge.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.