Stranger Things: todas as referências a filmes na 3ª temporada

4 min de leitura
Imagem de: Stranger Things: todas as referências a filmes na 3ª temporada

A 3ª temporada da série Stranger Things já está disponível no catálogo da Netflix e bateu vários recordes, provando que a fórmula da nostalgia e das aventuras em Hawkins ainda funciona a todo vapor.

E, assim como nos arcos anteriores, os criadores do seriado, Ross e Matt Duffer, se inspiraram ou homenageiam diretamente uma série de produções dos anos 80 para criar cenas de romance, drama e ação — incluindo vários clássicos do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde que muita gente cresceu assistindo.

Várias das referências são bem diretas, mas outras são um pouco mais obscuras. Será que você reconheceu todas? Confira a lista abaixo!

Dia dos Mortos

O clássico absoluto estrelando Christopher Lloyd (o Dr. Emmett Brown) e Michael J. Fox (Marty McFly) estreou em 1985, ano em que a temporada acontece. Por isso, não é nada esquisito quando Dustin (Gaten Matarazzo), Erica (Priah Ferguson), Robin (Maya Hawke) e Steve (Joe Keery) entram em uma sala de cinema para se esconder e se deparam com a exibição.

Amanhecer Violento

Uma série de filmes sobre criaturas pegajosas e gosmentas serviu de inspiração para o visual e a movimentação do principal antagonista da temporada. Vale a pena destacar três deles. O remake A Bolha Assassina mostra uma pequena cidade invadida por uma substância que absorve humanos e não curte uma temperatura extrema, enquanto o clássico do horror Enigma de Outro Mundo, dirigido por John Carpenter e estrelado por Kurt Russell, é um show de efeitos práticos e criaturas derivadas de humanos.

A Coisa é um pouco menos conhecido, mas também marcou a década de 1980 ao mostrar uma gosma que controla a mente das pessoas para dominar o planeta. Soa familiar?

Alien

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222511262165.jpg

Outro clássico do terror é referenciado em mais de uma forma, mas desta vez o filme não é exatamente do mesmo período em que a série se passa. A produção Alien: O Oitavo Passageiro, protagonizada por Sigourney Weaver, mostra um organismo que se aloja no corpo de um hospedeiro até o momento de "chocar". Além disso, é impossível não se lembrar dos encontros de Ellen Ripley com os xenomorfos — em especial um que acontece no terceiro filme da franquia — quando Nancy (Natalia Dyer) é encurralada por um monstro em um quarto de hospital na série.

Christine, o Carro Assassino

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222622088166.jpg

Perseguições de carros, um veículo que parece ganhar vida "do nada" no Starcourt e cenas com faróis iluminados em ambientes escuros? É impossível assistir ao sétimo episódio da temporada e não pensar no automóvel homicida Christine. A entidade se originou no conto de Stephen King, que foi adaptado para os cinemas em 1983 por John Carpenter.

Uma Noite Alucinante

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222650119167.jpg

A mistura de remake com sequência de A Morte do Demônio (ou Evil Dead, no título original) mistura horror e comédia de uma forma bizarra, algo que Stranger Things tenta replicar em doses bem mais leves. Nesta temporada, a reunião de personagens na cabine de Hopper para combater a criatura, Billy sendo levado pela criatura logo no primeiro episódio, os tentáculos do monstro e até Nancy se armando com estilo evocam as loucuras vividas pelo personagem Ash Williams (Bruce Campbell).

Karate Kid

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222440809164.jpg

A amizade entre Max (Sadie Sink) e Eleven (Millie Bobbie Brown) é um dos arcos mais divertidos da temporada e, durante uma conversa cotidiana entre as duas enquanto folheiam revistas, surge um galã da época: Ralph Macchio. Se você não faz ideia de quem ele é, não se preocupe! O ator estava mesmo em alta na década de 1980, já que é ninguém menos que Daniel-san, protagonista da franquia Karate Kid, iniciada em 1984. A camiseta usada por Lucas no fim da série também remete ao clássico.

Rambo

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222340029163.jpg

Alexei, o cientista russo pego como refém por Joyce (Winona Ryder) e Hopper, sofre bastante nas mãos do xerife em momentos de fúria. A forma não tão atlética do personagem e seu temperamento agressivo levam o pesquisador a se referir ao sequestrador por um apelido bem peculiar: "Rambo gordo". Em 1985, estreava Rambo 2: A Missão, filme que colocou de vez a franquia no caminho da ação desenfreada no meio da guerra do Vietnã.

A História Sem Fim

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222242249159.jpg

Outro clássico da época, A História Sem Fim é homenageada por Stranger Things no final da temporada de uma forma bem inusitada: Dustin e a namorada, Suzie, fazem um dueto do sucesso "NeverEnding Story", de Limahl. No filme, um menino chamado Bastian encontra um livro sobre uma terra cheia de fantasia — e parte para salvá-la ao lado de companhias mágicas.

Jurassic Park

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222320076162.jpg

Há uma referência diferente na terceira temporada de Stranger Things: homenagens a um filme que, na época em que a série se passa, ainda não existia. É o clássico Jurassic Park, de Steven Spielberg, cuja essência aparece em vários momentos: em um discurso do prefeito Kline e principalmente em um momento de perseguição no shopping, uma recriação de um dos momentos mais tensos do longa envolvendo o T-Rex.

Vale lembrar que Stranger Things é um show de referências, o que significa que nem todas as referências ao cinema feitas na temporada estão na lista — várias passaram despercebidas ou são apenas menções em pôsteres na parede, por exemplo. Qual foi a sua homenagem favorita desta vez? Deixe o seu comentário!

Este texto foi escrito por Nilton Kleina via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.