Sony não deve seguir passos de mobile, PCs ou Xbox com o PlayStation 4 Neo

2 min de leitura
Imagem de: Sony não deve seguir passos de mobile, PCs ou Xbox com o PlayStation 4 Neo
Imagem: WCCFTech

Um dia dedicado a reuniões e apresentações dos negócios aos investidores pode parecer, inicialmente, algo chato e que inunda sua mente de números e dados estatísticos. Porém, no caso do Investor Day da Sony, o evento pode significar algumas novidades interessantes sobre o PlayStation 4 Neo e a respeito dos planos da empresa no mercado de games. Tudo isso porque Andrew House, o atual chefão do grupo japonês, foi à Tóquio para tirar algumas dúvidas pontuais a respeito do que significa essa nova versão do PS4.

Em primeiro lugar, aos mesmos moldes do que Phil Spencer falou há alguns meses, o executivo quis deixar claro que o lançamento de um vídeo game com hardware mais parrudo não quer dizer que a prática vai se tornar padrão no mercado ou seguir os moldes dos setores de PC e mobile. Afinal, nesses segmentos, o público está acostumado a trocar peças ou produtos inteiros em períodos bastante curtos – de um a dois anos, um ciclo bem reduzido em comparação com o que se vê tradicionalmente nos consoles.

A nova versão do PS4 ainda está envolta em mistério.

Ele também lembrou que essa é a primeira vez que a companhia investe em uma estratégia como essa e que o objetivo não é forçar uma mudança de geração completa ao oferecer o novo hardware – dando força à conversa de que o PlayStation 4 e o Neo vão conviver amigavelmente e rodar os mesmos jogos. Assim, a ideia é que o novo vídeo game sirva como uma ferramenta para a introdução de tecnologias mais refinadas, sem que, para isso, a Sony tenha que esperar pelo fim da vida útil do seu equipamento atual.

Concordando com a adversária? Em partes

Ao mesmo tempo em que o CEO concorda com o chefão do Xbox em alguns aspectos dessa nova fase da indústria gamer, em outros assuntos a divergência também fica clara. Questionado se a unificação das plataformas promovida pela Microsoft – juntando o Xbox One e os PCs com Windows 10 sob uma mesma bandeira – seria uma ameaça para a Sony ou se teria alguma influência sobre os planos futuros da empresa, House respondeu que a marca ainda acredita na força das suas decisões para o setor.

Acreditamos que um ecossistema proprietário que oferece uma experiência sólida ao cliente é o melhor caminho a se tomar

“Sim, houve uma grande ênfase do pessoal da Microsoft no crossplay entre Xbox e PC. Ainda vai ser preciso ver se há realmente uma grande demanda do público por isso”, explicou o executivo, falando que prefere não comentar mais a fundo a estratégia da concorrente. “No entanto, não vemos isso afetando ou indicando mudanças no nosso processo. Sempre acreditamos que um ecossistema proprietário que oferece uma experiência sólida ao cliente é o melhor caminho a se tomar”, finalizou.

Será que ambos os lados estão certos em disponibilizar um tipo diferente de plataforma para seus usuários ou veremos uma mudança na balança do mercado de consoles no futuro próximo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.